sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Exegese bíblica: métodos para extrair e aplicar o significado correto do texto sagrado

 


Prof. Wanderson Diego

INTRODUÇÃO

  A exegese bíblica é uma tarefa sine qua non para todos aqueles que interpretam as Escrituras. Por conseguinte, o termo “exegese” deriva-se da palavra gr. exegesis, que significa: “exposição”, “explicação” ou “interpretação” de um texto (Jo 1.18). Por sua vez, o prefixo ex (‘fora de, ou para fora de’) refere-se à ideia lde que o intérprete está tentando derivar seu entendimento bíblico extraído do próprio texto (e não acrescentando).

Portanto, a tarefa exegética consiste em ser uma análise crítica, histórica, literária e teológica dos significados de cada palavra existente em um texto completo ou em perícopes (partes) das Escrituras. Conforme Michael Gorman, exegese é:

“Uma investigação das muitas dimensões, ou tramas, de um texto particular”.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Relação Deus e Homem: fatos, imagens e sentidos - III - Redentor e Redimido

 



Por Natan Costa Rodrigues

Nos artigos anteriores abordamos duas formas através das quais se dá o relacionamento com Deus. Passemos agora à análise da figura do Redentor e do redimido, ou Salvador e salvo.

Tal percurso se mostra proveitoso precisamente porque na sequência do livro de Gênesis esta é a imagem que se nos aparece. Todos lembramos o episódio da Queda. Após esse infortúnio, o homem se tornou carente de redenção e, já naquele momento, Deus a providenciou. Ocorre que tal redenção se desenrolará no tempo, mesmo já tendo o seu plano traçado na eternidade.

Notemos os desdobramentos desta imagem.

Em primeiro lugar, destacamos que a figura do Redentor deriva da natureza amorosa, santa e justa: amorosa, porque não podendo Ele aceitar a ruína da sua criação, providenciou-lhe a salvação; santa, pelo fato de a criação só lhe ser aceitável, se santificada e purificada de suas imundícies; justa, tendo em vista que a superveniência do pecado exige a sua reparação idônea.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Missões: privilégios e prestação de contas

Por Pastor Max Douglas

Texto: Pv. 24. 11,12

 

Livra os que estão sendo levados para a morte

e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.

Se disseres: Não o soubemos,

não o perceberá aquele que pesa os corações?

Não o saberá aquele que atenta para a tua alma?

E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?

 

Introdução:

O que a palavra MISSÕES, representa para igreja? O que esta expressão representa tanto em suas reais definições, quanto na forma como temos nos relacionado atualmente com ela?

        É importante dizer que, nossa postura, define como vemos aquilo com o que nos envolvemos. E se fossemos definir missões (atualmente), através da forma como estamos nos relacionando ou nos envolvendo com a obra missionária, certamente chegaríamos a conclusão que; ou não sabemos o que é missões ou deixamos de compreender o que de fato é a tão especial obra missionária.

sábado, 16 de agosto de 2025

A igreja e sua Contextualização: Ministros Transformadores de um Contexto



 Por Pastor Max Douglas


Texto: At 20. 17-24

Introdução:

          E para essa noite, na mesma proposta temática, vamos refletir no seguinte subtema: MINISTROS TRANSFORMADORES DE UM CONTEXTO.

Contextualização consiste no ato de estabelecer um contexto, para determinada coisa ou assunto.

Para constatarmos se a expressão contextualização tem alguma importância para nós, basta lembrarmos que: para que haja um correto entendimento sobre certo assunto, precisamos saber de seu contexto, do contexto que o cerca. 

E na contextualização, são apresentadas, as circunstâncias que ajudam a formar uma compreensão total a respeito de um tema, e não uma compreensão fragmentada.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Relação Deus e Homem: fatos, imagens e sentidos - II - Senhor e servo

 



Por Natan Costa Rodrigues

Prosseguindo com a análise proposta, desta feita vamos avaliar a relação que se dá entre o homem, como servo, e Deus como Senhor. A narrativa bíblica expõe que Deus pôs o homem no Jardim do Éden, para nele trabalhar e o guardar[1]. O termo hebraico “âbad” significa “trabalhar”, “cultivar”, “servir”, designando, além da ideia de trabalho, a noção de servir a Deus (Ex. 3:12). É a mesma palavra, que no Latim, significa “cultuar”, donde nos vem os termos “culto” e “cultura”. Por certo que a ideia de trabalho nesse texto não envolve a concepção latina de tripalium, instrumento de tortura formado por três paus, donde nos vêm a atual carga negativa do termo “trabalho”. Desse modo, utilizaremos os termos “serviço”, “trabalho” e “culto” no sentido bíblico.