Texto-base: Gn 37. 6-11
A história de José se tornou uma fonte inspiradora de onde nasceram mensagens inesquecíveis. É fácil formular a seguinte pergunta:
“Quem nunca ouviu uma mensagem sobre a vida de José?”
E se a pergunta pode ser feita com facilidade, a resposta também pode ser dada com muita rapidez. Pois, foram tantas as mensagens e, existem aquelas que, de tão impactantes, mudaram radicalmente milhares de vidas.
Por estes dias eu tive o privilégio de ouvir mais uma mensagem sobre José, esboçada por um jovem da nossa congregação. E enquanto ele pregava o seu bem detalhado sermão, mais uma vez ficaram claras, duas das grandes lições sobre, a importância, do que assume ser um pregador, se assentar para ouvir;
a) a primeira é que você sempre terá algo a aprender com alguém. Os mais simples, podem ser condutores das mais tocantes e transformadoras verdades;
b) a segunda lição é que: enquanto você ouve, o Espírito Santo pode (e quer), lhe mostrar e produzir verdades e aplicações novas a partir daquela mensagem que se está ouvindo.
E foi isso que aconteceu comigo. Ouvindo aquele jovem e promissor pregador, foi que recebi de Deus a mensagem que neste texto, vou repassar de forma sintetizada, para que você possa se utilizar destas verdades bíblicas convertidas em aplicações atuais, para alcançar e edificar vidas, sustentando-as com a Palavra de Deus.
Ao lermos os detalhes da história de José, somos informados que ele teve dois sonhos os quais resolveu contar aos seus irmãos e ao seus pais. Estes sonhos mostram José e seus irmãos em figuras representativas.
No primeiro sonho, José é só um feixe, e seus irmãos também são representados pelos seus feixes. Embora os feixes de seus irmãos se curvem diante dos feixes de José, não há diferença entre eles, embora estejam curvados e José de pé, todos não passam de feixes, no sonho José e seus irmãos são iguais.
No segundo sonho, nós temos figuras diferentes. Agora, José sonha com sua família representada pelo Sol, a Lua e onze estrelas que se inclinavam a ele.
A leitura atenciosa do texto nos mostra que tanto os irmãos de José quanto principalmente seu pai, vão entender o que significam aqueles sonhos. Eles sabem que a vida de José haverá ser mudada, entendem que José esta recebendo uma promessa de que um dia, ele seria elevado a uma posição, um dia seria exaltado acima deles. O que causa em seus irmãos um ódio maior contra sua vida, e a espantosa e questionável admiração em seu pai Jacó.
E é a partir daqui que está o teor da mensagem que recebi do Senhor. Observe bem que: Os irmãos de José e seu pai, entendem o que vai acontecer com ele, mas não entendem que:
"O que vai acontecer com José, também mudará a vida deles".
Porque no primeiro sonho os irmãos de dele SÃO APENAS FEIXES, mas no segundo sonho; o pai se tornará em SOL, a mãe se tornara em LUA e seus irmãos se transformarão em ESTRELAS.
Mas os irmãos de José estão tão preocupados porque haverão de se curvar, que não atentam no que também vai acontecer com eles devido ao que Deus vai fazer na vida de José.
Estão com tanto ódio de José, que não percebem que o projeto de Deus na vida de José, vai levá-los a uma mudança de vida.
O que eles deveriam entender é que, independente de que tenham que se curvar, o importante é que um dia eles haverão de brilhar devido ao projeto de Deus na vida de seu irmão José, um dia iriam se tornar em estrelas.
O certo era cada um entender a seguinte verdade:
"Mesmo que haja alguém acima de mim, o importante é que eu sairei do chão para o céu, de feixe, me tornarei estrela".
Com isso fica a lição de que se convivemos com alguém, quer seja um familiar, quer seja um irmão de fé, que tem se destacado e percebe-se que ele é condutor de uma promessa que um dia o porá acima de nós ou, o levará a níveis altos. Aceitemos o plano de Deus na vida dele, pois o que Deus está por fazer na vida do meu irmão, pode alcançar e mudar também a minha, pode me levar de feixe a estrela, pode elevar-me do chão ao céu.
Deus estava mostrando o futuro, que não deveria ser visto como um futuro humilhante. O SENHOR estava revelando que:
"Ao invés de ser apagado da história, Jacó vai brilhar ainda mais no fim da vida, brilhará como SOL. E seus filhos não serão abandonados como feixes no campo mas, se tornarão como estrelas no céu. E tudo isso, por causa do que Deus haveria de fazer com o pequeno e sonhador José".
Aceite o que Deus está fazendo e ainda vai fazer no “José” ao seu lado, pois o que acontecerá com ele, pode transformar você em uma estrela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário