terça-feira, 28 de novembro de 2023

Comentário da Lição 10 – EBD- Revista de Adultos- 03/12/23- 4º Trimestre

 

Por Israel Costa Rodrigues

O DESAFIO DA JANELA 10/40

 

TEXTO ÁUREO

E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio. (Rm 15.20)

VERDADE PRÁTICA

A Janela 10/40 coloca diante de nós um dos maiores desafios missionários do mundo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 6.10-20

 

OBJETIVOS

I.                    Conceituar a Janela 10/40;

II.                 Pontuar os principais desafios da Janela 10/40;

III.              Elencar estratégias para alcançar países da Janela 10/40.

INTRODUÇÃO

Prezados irmãos, a paz do Senhor. Nesta lição, estudaremos o desafio da Janela 10/40. Vamos entender o que isso significa (Janela 10/40), quais são os principais desafios na Janela e destacaremos as principais estratégias para anunciar o evangelho nesses países. Analisaremos a partir do texto da leitura bíblica em classe, Efésios 6. 10-20. Fiquem conosco, boa leitura, bons estudos, Deus abençoe.

I. UMA BATALHA ESPIRITUAL CHAMADA DE JANELA 10/40

No livro de apoio o autor explica que: “As áreas do planeta que se localizam entre as latitudes de 10 e 40 graus, ao norte da linha do Equador e do norte da África até o leste da Ásia, num espaço comparado a uma janela retangular, são conhecidas por Janela 10/40.” Explica que o termo teve origem em 1989 com o estadista missionário Luis Bush na 2º Conferência de Lausanne, em Manila nas Filipinas.

Veja o mapa abaixo, retirado do Joshua Project:






Essa região do planeta é rica em história e cultura. É o berço das civilizações mais antigas do mundo. Muitos eventos bíblicos ocorreram nessa região, inclusive, foi nesse território que Deus colocou os primeiros viventes, Adão e Eva. Grandes impérios se levantaram e caíram nessa região. O nosso Senhor Jesus Cristo também viveu na região. Esse ponto do globo foi o palco da igreja primitiva, por onde o apóstolo Paulo anunciou o evangelho de Cristo.

Ademais, conforme mostrado no mapa, predominam as três maiores religiões não cristãs do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduísmo. A Janela 10/40 reúne 67 países, que são nações totalmente fechadas ao evangelho, marcadas pela pobreza, violência, doenças e intolerância religiosa. Lá vivem aproximadamente 4 bilhões de pessoas. Para se ter uma ideia, o Worldometer, na data em que escrevo, atualizou a população mundial para 8 bilhões.

Obrigado por ter chegado até aqui. De forma muito direta, nós vimos alguns aspectos importantes da Janela 10/40: o que significa, o número de habitantes, as religiões não cristãs predominantes. Ressaltamos que essa região foi palco de grandes acontecimentos históricos e continua sendo. Também frisamos a situação de pobreza que impera nessa região do globo. Vejam o comentário do próximo tópico.

II. PRINCIPAIS DESAFIOS DA JANELA 10/40

É importante salientarmos que a nossa luta é espiritual. Por isso, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios, recomenda que estejamos revestidos de toda a armadura de Deus, assim estaremos firmes contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6.11). Assim, temos as armaduras: cinturão (verdade), couraça (justiça), sapatos (prontidão), escudo (fé), capacete (salvação), espada (a palavra). Todas essas armaduras são indispensáveis para a batalha espiritual.

Na Janela 10/40, Satanás tem se mostrado senhor e tem escravizado as pessoas, cumprindo aquilo que as escrituras dizem: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus, (2 Co 4:4)”. Só as armas espirituais dadas por Deus podem romper todas essas barreiras que impedem a pregação do evangelho (Ef 6.12).

Mas quais são os desafios da Janela 10/40? Pois bem. O primeiro desafio que podemos destacar é a necessidade humana. A concentração de grandes cidades com mais de 1 milhão de habitantes nesses países e a má distribuição de renda fazem com que a situação de miserabilidade aumente. De acordo com o Statista, os países mais afetados pela fome em 2023 estão nessa região. O autor ainda acrescenta o desafio da guerra, pois a Janela 10/40 é marcada por disputas de territórios.

Esse cenário é propício para a perseguição aos cristãos. A entrada de missionários nesses países não é permitida. A organização Portas Abertas traz um dado dos 50 países onde cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. Justamente, os países da Janela 10/40 encabeçam a lista, como Coreia do Norte, Afeganistão, Irã, Iraque, etc. No evangelho segundo Mateus 23. 34-37, Jesus já advertia que os enviados por Deus padeceriam muitas perseguições.

Graças a Deus, concluímos mais um tópico. Analisamos as armaduras espirituais e os principais desafios enfrentados por missionários na Janela 10/40. Acompanhem-nos no comentário ao terceiro e último tópico. Deus abençoe.

III. ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR PAÍSES DA JANELA 10/40

O autor da lição destaca três estratégias para alcançar os países da Janela 10/40, que são: a) a oração; b) a evangelização por meio da assistência social; c) a ação médica-missionária. A oração é uma importante ferramenta para o avanço da pregação do evangelho. O apóstolo Paulo reconheceu esse poder (Cl 4. 2,3). Devemos orar a Deus para que Ele abra as portas nesses países para que o mistério de Cristo seja conhecido.

A oração rompe barreiras, ela não está presa, ela ultrapassa fronteiras e continentes, entra dentro das prisões mais seguras. Com essa arma, nós exercitamos a nossa fé. A oração intercessora dá aos missionários as armas de que eles precisam (Ef 6.18,19). Outra estratégia destacada é a evangelização por meio da assistência social. Os países da Janela 10/40 vivem uma situação de pobreza, conforme apontado por órgãos internacionais.

Esse cenário torna-se propício para a evangelização por meio da assistência social. Não que seja uma moeda de troca, mas as pessoas em situação de vulnerabilidade estão mais suscetíveis a ouvir as boas novas de salvação. Tanto no ministério terreno de Jesus quanto no dos apóstolos, houve grande adesão das classes menos favorecidas. Paulo escreve aos Filipenses uma mensagem de agradecimento pela ajuda que recebia daqueles irmãos (Fp 4.10-20).

Outra estratégia apresentada é a ação médica-missionária. No livro de apoio, é apresentada a entidade O.G.C - Médicos com uma Missão. Essa entidade foi criada em 2016 e tem a finalidade de formar jovens que tenham vocação para fazer missões em outros países. Essa iniciativa é tímida, mas já é um começo. O princípio que fundamenta essa estratégia certamente é o amor ao próximo (Tg 1.27).

Pregar o evangelho é um ato de fé e coragem. Todos os meios devem ser pensados para que o evangelho seja anunciado. No dizer do apóstolo Paulo: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” 1 Coríntios 9:22,23

Lembremos das palavras do Mestre em Mateus 24:14, “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. É necessário que levemos a Palavra a todos os povos como testemunho a todas as nações. O desafio é grande, para se ter uma noção, são aproximadamente 1,9 bilhões de seguidores do Islã atualmente.

CONCLUSÃO

Nesta lição, aprendemos o que significa a Janela 10/40. Também pudemos ver alguns aspectos desses 67 países que formam esse bloco. Elencamos os principais desafios e as estratégias para evangelizarmos essas nações. Oremos a Deus em busca das armas espirituais, pois todos somos sabedores de que a nossa luta é espiritual. Obrigado a todos, que Deus possa abençoá-los poderosamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário