sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Missões: privilégios e prestação de contas

Por Pastor Max Douglas

Texto: Pv. 24. 11,12

 

Livra os que estão sendo levados para a morte

e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.

Se disseres: Não o soubemos,

não o perceberá aquele que pesa os corações?

Não o saberá aquele que atenta para a tua alma?

E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?

 

Introdução:

O que a palavra MISSÕES, representa para igreja? O que esta expressão representa tanto em suas reais definições, quanto na forma como temos nos relacionado atualmente com ela?

        É importante dizer que, nossa postura, define como vemos aquilo com o que nos envolvemos. E se fossemos definir missões (atualmente), através da forma como estamos nos relacionando ou nos envolvendo com a obra missionária, certamente chegaríamos a conclusão que; ou não sabemos o que é missões ou deixamos de compreender o que de fato é a tão especial obra missionária.

        Uma coisa que precisa ficar bem claro para que tenhamos uma definição sólida e motivadora do que é missões. É que precisamos lembrar que MISSÕES envolve o transportar o pecador condenado do Reino das trevas, para o Reino da luz. Ou seja; para o reino do filho do seu amor (Cl 1. 13).

Missões envolve, prioritariamente, apresentar o plano perfeito de Deus para a salvação de vidas, a restauração de pessoas, a transformação do ser humano, até que ele alcance a estatura de varão perfeito em Cristo.

        O texto lido de provérbios, traz em seu conteúdo, ensinamentos que nos farão não só definir biblicamente o que é MISSÕES, como também nos despertará a um envolvimento urgente com essa, que é a maior missão da igreja sobre a terra. Conduzir os pecadores a Cristo. Vamos ao texto então:

1)  MISSÕES, UMA QUESTÃO DE PRIVILÉGIOS;

1.1         O verbo indica a possibilidade. Uma possibilidade que nem todos estão dotados dela: 2Co 5. 18-20

18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

1.2       Como missões é a ação de conduzir o homem à salvação para livrá-lo da condenação e do inferno. É preciso lembrar que: NINGUÉM PODE DAR, AQUILO QUE NÃO TEM. Só salvos, podem compartilhar a salvação: Ef 2. 5,8

1.3       A ordem é dada, a alguém capaz. Outros não. Mas você, que é salvo, pode. Por isso a ordem é dirigida a um grupo específico.

1.4       A expressão LIVRA, no início do texto, tem o sentido original de um esforço, de uma espécie de sacrifício. Esforço este que pode ser visto como um INVESTIMENTO. Invista em livrar…

1.5        O INVESTIMENTO, vai revelar a amplitude do privilégio:

- Na parábola do Samaritano (Lc 10. 30-35), podemos ter a revelação do investimento e seus privilégios. Vejamos:

a) APROXIMAÇÃO: assim como o Samaritano precisou se aproximar para ter êxito, no livrar aquele homem da morte, nós também necessitamos nos aproximar. E isso: requer a queda de muitas barreiras, temos que enfrentar a resistência, a inaceitabilidade. Essas coisas existem, mas, é possível vencê-las. Use as estratégias de Deus: Jo 4; At 8

b) DEPOIS DA APROXIMAÇÃO, FOI PRECISO LOCALIZAR AS FERIDAS: Como quele homem, o mundo esta emocional e psicologicamente ferido. A maioria destas feridas está oculta, precisam ser localizado. Após localizá-las, devemos estar munidos dos remédios necessários;

c)  AGORA, LIVRE DO RISCO DE MORTE, O HOMEM PRECISA SER LEVADO A UM LOCAL DE REABILITAÇÃOPrimeiro precisamos ressaltar, que um homem com o preparo, sensibilidade e habilidades do Samaritano, não pode ficar detido em um só lugar, ele precisa continuar sua jornada, pois muitos outros, estão caídos à beira do caminho, caminhando para a morte, precisando ser livrados. Precisam ser encontrados antes que morram;

- Por isso é preciso, encaminhar o pecador livrado da morte, para um local de acolhimento e cuidados.

- Para isso, o samaritano teve que pagar. Pois há um preço pra se encontrar um lugar assim: que de fato acolha e cuide. Há lugares onde so se hospeda. A igreja, mas que uma hospedaria, é um lugar de cuidados;

2)  MISSÕES, QUER ME ENVOLVA OU NÃO: TEREI MINHA RECOMPENSA;

"Não fuja da responsabilidade, dizendo: “Não sabia o que estava acontecendo!” Deus conhece os seus pensamentos; ele sabe muito bem o que se passa no seu coração e dará a cada um a recompensa merecida pelos seus atos." (NBV'07, Pv 24:12) 

"Resgate quem está na pior: não hesite em ajudar. Se você diz: “Não é da minha conta”, acha que isso o isenta de responsabilidade? Tem alguém de olho em você — e você sabe muito bem disso! Alguém que não aceita desculpas esfarrapadas dará a cada um o que merece." (Mens, Pv 24:11)

2.1 Ezequiel tem com Deus, o DIÁLOGO DA RESPONSABILIDADE E DA RECOMPENSA:

- vs. 17 Eu te dei por atalaia, te fiz como um vigia, pronto para dar o alerta, o aviso;

- vs. 17 … da minha boca, ouvirás. Depois de me ouvir, os avisará;

As coisas que temos ouvido ao longo dos anos. São para nós e para os pecadores não salvos. Você tem repassado o que tem ouvido? 

- vs. 18 O aviso tem que ser dado, antes que a morte chegue. O Pecador tem que ser livrado, antes que morra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário