Por Natan Costa Rodrigues
Uma das funções superiores mais extasiantes do ser humano é a sua capacidade de abstrair. Diretamente, a abstração consiste em separar mentalmente aquilo que na realidade é indissociável. Podemos citar como exemplo o fato de percebermos o passado e retomá-lo em sede de um discurso. O fato passado já se foi, mas a nossa mente o torna presente como uma abstração.
A mesma função do nosso espírito entra em cena quando procedemos à análise de qualquer matéria. Se vamos analisar o ser humano, o dividiremos em muitas partes: corpo, alma e espírito; dentro do corpo, procuraremos estudar separadamente os órgãos, células, tecidos, nervos, sistemas, etc.; em nossa parte imaterial, estudaremos as funções mentais e os processos cognitivos; da mesma maneira, penetraremos fundo nas emoções distinguido as suas várias espécies e intensidades. Esta minúcia de saber, que procedemos em abstrato, acha-se unida, em concreto, no indivíduo humano.
A capacidade abstrativa, portanto, assemelha-se a uma ferramenta que nos permite analisar os fatos da realidade que desejamos conhecer e entender. Porém, não raras vezes, a nossa capacidade abstrativa nos arma uma verdadeira arapuca. Confiantes que somos em nossas altas habilidades, abraçamos muitos conhecimentos abstratos como se fossem a expressão da realidade que eles analisam, e mesmo como se a substituíssem. Esquecemos uma importante distinção: a verdade lógica ou abstrata difere, em essência, da verdade efetiva ou concreta.