Por Israel Rodrigues
A ESCOLHA ENTRE A PORTA
ESTREITA E A PORTA LARGA
TEXTO ÁUREO
Porfiai por entrar pela porta estreita,
porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. (Lc 13.24)
VERDADE PRÁTICA
A porta estreita não é uma opção, mas a
única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus
7.13,14;3.1-10
OBJETIVOS
I. Explicar a analogia da “porta estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico; II. Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã; III. Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.
INTRODUÇÃO
Na
lição deste domingo, continuaremos a tratar do tema: A Carreira que Nos Está
Proposta. Com enfoque na escolha que o homem faz em seguir a Jesus ou não. Para
ilustrar essa escolha, Jesus usou a analogia da porta estreita e da porta larga
(Mt 7.13-14). Essa lição chama a atenção dos cristãos salvos para viver uma
vida de renúncia, o que representa entrar e permanecer no caminho que conduz à
vida.
I-
PORTAS E CAMINHOS
A
porta estreita. Porta, é um substantivo que se refere a uma abertura por meio
da qual se pode entrar ou sair de determinados ambientes. Jesus, no Sermão do
Monte, usa a ‘porta estreita’ e a ‘porta larga’ para falar de escolhas que
impactam diretamente na salvação do homem. Os adjetivos que qualificam as
portas, ora ‘apertado’ ou ‘estreito’, desrespeitam as facilidades existentes em
uma e em outra. Jesus diz, em relação à porta larga: ‘…são muitos os que entram
por ela’. Em relação à porta estreita, Ele diz: ‘…poucos há que a encontrem.’
O
caminho apertado. Ao pesquisar a palavra “caminho”, encontram-se vários
significados. Pode ser: direção, meio de alcançar resultados, espaço entre uma
direção e outra, roteiro, etc. Jesus diz: “Eu sou o caminho…” (Jo 14.6). Nas
palavras de Jesus no Sermão do Monte, Ele destaca o caminho espaçoso para
distinguir do caminho que Ele é, o único caminho, o caminho verdadeiro. Na
lição, Osiel destaca que esse caminho aponta “para a conduta, a maneira de
viver que evidencia salvação ou perdição”.
Porta
larga e caminho espaçoso. O texto de Mateus 7.13,14 deixa claro que há um
número muito maior de pessoas que seguem a porta larga e o caminho espaçoso. Na
porta larga e no caminho espaçoso, as regras existentes são convencionais e
humanas. As pessoas são dirigidas pelo materialismo, consumismo, individualismo
e são dominadas pelo prazer. Para Gomes (2024): “As metáforas da porta larga e
do caminho espaçoso apresentam a vida que o ser humano vive em seu egoísmo,
negligenciando a vontade de Deus e procurando estabelecer seu próprio estilo de
vida.
II-
POR QUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL
Uma
porta aberta, porém, difícil. Em João 16:33b, Jesus diz: “No mundo tereis
aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Em Apocalipse 2:10, está
escrito: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. A carreira que nos
está proposta é cheia de desafios. A natureza dessa carreira é a renúncia (Mt
16:24). Nesse sentido, devemos renunciar a uma vida de pecado e desobediência à
vontade de Deus e viver uma vida de submissão e sacrifícios. Essa carreira tem
início, meio e fim (2Tm 4:7). Em pouco tempo, estaremos com Cristo na
eternidade.
As
oportunidades da porta larga são atraentes. Jesus diz: “…porque larga é a porta
e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por
ela”. A jornada pelo caminho espaçoso representa uma vida sem compromissos com
a salvação e a eternidade com Cristo. É importante dizer que a boa educação, a
fraternidade, a caridade e a boa conduta são requisitos para inserir uma pessoa
em uma boa relação com a sociedade. No entanto, para a salvação, é necessário
mais do que isso: é necessário viver o novo nascimento.
As
razões das exigências. A vida com Cristo trata-se de uma nova vida, uma nova
natureza. Na qualidade de templos do Espírito e membros do Corpo de Cristo,
somos convidados a gerar frutos do Espírito (Gl 5.22). As razões de tais
exigências guardam relação com a santidade de Deus (Is 6.3; 1Pe 1.16). Deus é
santo e quer que sejamos santos também. Em Hebreus 12.14 é dito: “Segui a paz
com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.
III-
ENTRADA PELA PORTA E PELO CAMINHO DO CÉU
Arrependimento
de pecados. Arrependimento, do grego, corresponde à palavra “metanoéō”, que
significa mudar a mente, mudar de atitude. João Batista pregou a mensagem do
arrependimento, da mudança de atitude (Mt 3.2). Jesus, após ser batizado por
João, também iniciou o seu ministério pregando a mensagem do arrependimento (Mt
4.17). Ouvir a mensagem de salvação e se arrepender de seus pecados é o
primeiro passo para entrar na porta que dá acesso ao caminho que conduz ao céu
(Rm 10.14,15; At 2.38).
Confissão
de pecados. O texto de Mateus 3 informa-nos que toda a região da Judeia e
adjacências eram batizadas por João no rio Jordão, e confessavam os seus
pecados. Ouvir, arrepender-se e crer no Filho de Deus são passos essenciais
para uma vida nova com Cristo (Rm 10.9,10). A palavra ‘confessar’, a partir do
latim ‘confiteri’, significa reconhecer uma falta. Do grego, ‘homologeo’,
significa dizer a mesma coisa que outro, concordar com. Assim, quando
confessamos, reconhecemos o erro e concordamos com as palavras do Senhor.
Produzindo
frutos de arrependimento. Uma vida com Cristo inevitavelmente leva a pessoa a
produzir frutos de arrependimento. Estamos falando, obviamente, do novo
nascimento genuíno, com mudanças profundas na alma, uma mudança interior
refletida no mundo exterior. Esses crentes, sim, vivem uma vida abundante.
Oseiel (2024) destaca: “Esses frutos são descritos pelo aspecto bíblico como
generosidade, justiça, contentamento, misericórdia, fidelidade, retidão (Lc
3.10-14; Mt 23.23)”.
CONCLUSÃO
Nesta
lição, aprendemos sobre a analogia da porta estreita e do caminho apertado.
Aprendemos também, que a decisão de entrar pela porta estreita, fala de
renúncia e disposição para enfrentar o mundo. Por fim, vimos que para entrar na
porta que conduz à salvação do homem, é necessário se arrepender, confessar e
crer que Jesus é o filho de Deus. Amém.
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