quinta-feira, 4 de abril de 2024

Comentário da Lição 1-EBD-Revista de Adultos-2º Trimestre, 07/04/24

 


Por Israel Rodrigues

 

 

O INÍCIO DA CAMINHADA

 



 

TEXTO ÁUREO

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Jo 3.3

VERDADE PRÁTICA

O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 3.1-8

OBJETIVOS

I. Explicar o sentido da caminhada com Cristo; II. Ensinar a respeito da doutrina do Novo Nascimento; III. Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada.

INTRODUÇÃO

O assunto abordado neste segundo trimestre de 2024 tem como tema geral: ‘A Carreira que Nos Está Proposta’. Serão 13 lições no total, cada uma revelando aspectos relevantes da jornada do cristão. A primeira lição aborda o início da caminhada, e a última lição revela a cidade nos céus, a cidade celestial, destino de todos aqueles que escolheram entrar pela porta estreita. Acompanhem-nos nesta primeira lição, ‘O Início da Caminhada’. Boa leitura!

I- A CAMINHADA COM CRISTO

Compreendendo os dois caminhos. Todos nós vivemos um ciclo: nascemos, reproduzimos e morremos. Esse ciclo se revela até mesmo nos animais, com a diferença de que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, além de possuirmos outros atributos que os animais não têm. Nesta vida, estamos sempre fazendo escolhas, boas ou ruins, e as consequências são inevitáveis. São escolhas que nos impactam no presente, mas também no futuro. E é aqui que reside o tema central desta lição: a escolha entre dois caminhos, o que conduz à vida eterna e o que conduz à condenação eterna.

Vida humana. A vida humana inicia-se desde a concepção. Portanto, antes do nascimento, ela tem origem desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. O ápice da vida intrauterina é o nascimento, quando o bebê sai do útero e faz a primeira respiração na vida extrauterina. O autor da lição argumenta que a expressão: ‘O que é nascido da carne é carne’ (Jo 3.6), refere-se justamente a essa vida, compreendida também pela morte da pessoa. Todos nós, grandes ou pequenos, pobres ou ricos, homens ou mulheres, independentemente da raça ou nacionalidade, todos nascemos e morremos.

Vida com Cristo. Porém, nesta vida, todos têm a escolha de andar como Cristo ou não. Esse processo de iniciação do seguidor de Cristo tem início no Novo Nascimento. O texto áureo da lição, de maneira muito acertada, nos diz: ‘O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo’. Jesus diz: ‘Necessário vos é nascer de novo’ (Jo 3.7). No tópico seguinte, abordaremos de maneira mais específica esse novo nascimento.

O Pai, o Filho e Espírito Santo. O comentarista da nossa lição, o Pr. maranhense Osiel Gomes, nos diz que esses são os três companheiros da nossa caminhada. Não somos politeístas, cremos em um Deus que é uno, que subsiste em três pessoas distintas, porém, possuem a mesma substância ou essência, conforme a Declaração de Fé (2017). Desse modo, a obra do novo nascimento é operada por meio do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). A inteligência humana, por mais sofisticada e apurada que seja, não consegue explicar a Trindade, mas essa é uma doutrina bíblica, fiel e verdadeira.

II- O NOVO NASCIMENTO

Por que precisamos do Novo Nascimento? A resposta para essa pergunta vem da própria Bíblia. Lemos em Romanos 3.23 o seguinte: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Nicodemos era um fariseu, conhecedor da lei de Moisés. No entanto, ele estava na mesma condição que todos os homens descritos pelo apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos: estava destituído da glória de Deus, vivendo sob o domínio carnal. Quem é nascido de novo é uma nova criatura em Cristo Jesus.

A religião não faz nascer de novo. Em linhas gerais, ‘religião’ significa ‘unir, atar, religar’, vem do latim ‘religio’. Em outras palavras, significa religar o homem ao divino. Nessa interpretação, qualquer divindade é aceitável, desde que o homem esteja bem consigo mesmo e com a sociedade. A religião, portanto, é um meio pelo qual as pessoas são aceitas, incluídas e se tornam religiosas. Porém, a religião não provoca o novo nascimento. Para nascer de novo, é preciso crer que Jesus é o Filho de Deus (Rm 10.9). Ele é justificado, restaurado, adotado e santificado, um nascimento que ocorre no interior do homem.

O novo nascimento e seu processo. O Pr. Osiel Gomes explica o seguinte: ‘A expressão “de novo”, que significa “do céu” (Jo 3.31; Gl 6.15; 1Jo 3.9), mostra que a nova vida com Cristo, isto é, a vida eterna, gerada por intermédio da Palavra (Pe 1.23), vem de cima, de Deus e de mais ninguém (Jo 1.13)’. O processo do novo nascimento vem diretamente de Deus, vem de cima e não de baixo. A Palavra pregada é o meio pelo qual as pessoas tomam conhecimento da realidade da vida eterna com Cristo. O processo da caminhada é longo, durante esse percurso, somos provados, tentados, mas também santificados pela Palavra.

III- O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO

O Novo Testamento. Vejam, as Escrituras do Novo Testamento testificam que toda a Bíblia é divinamente inspirada (2 Tm 3.16-17). As Escrituras, em sua totalidade, contribuem para o progresso da caminhada de todo cristão. Todavia, o Novo Testamento nos revela o cumprimento das promessas relacionadas à salvação do homem (Lc 22.20). Cristo, o nosso Senhor, é o Mediador desse Novo Testamento (Hb 9.15-28).

O tema principal do Novo Testamento. Jesus Cristo é o assunto principal do Novo Testamento. Na verdade, Cristo é o assunto principal tanto do Antigo (Gn 3.15) quanto do Novo Testamento. O apóstolo Paulo, falando a respeito, advertiu que tudo foi feito como figuras para nosso aviso (1 Co 10.11). Finalmente, João, em Apocalipse, diz: “…testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.

A importância do Novo Testamento na caminhada do cristão. Certamente, a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, é importante para a caminhada do cristão. No meu modesto parecer, tendo em vista que a Bíblia é a Palavra de Deus, qualquer livro que o novo convertido comece a ler, Deus falará com ele. No entanto, é importante pontuar que o texto neotestamentário, sobretudo as epístolas do apóstolo Paulo, fala da vida diária da caminhada do cristão, dos frutos do Espírito e da nova natureza em Cristo Jesus.

CONCLUSÃO

Em primeiro lugar, quero agradecer ao meu Deus por mais este trimestre de 2024. Em segundo lugar, agradeço a todos vocês inscritos neste perfil, que contribuem para o crescimento e propagação da palavra de Deus. A lição abordada mostrou o início da caminhada com Cristo, o aspecto da vida natural e com Cristo. Destacou a necessidade que todos têm de nascer da água e do espírito, e a importância do Novo Testamento para a vida do cristão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário