quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Comentário da Lição 9-EBD-Revista de Adultos-1º Trimestre, 03/03/24

 

Comentário da Lição 9-EBD-Revista de Adultos-1º Trimestre, 03/03/24

Por Israel Rodrigues

 

 

O BATISMO- A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

 


 

TEXTO ÁUREO

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28.19).

VERDADE PRÁTICA

O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática odedecida pela igreja.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

ROMANOS 6.1-11

 

OBJETIVOS

I.                    Pontuar os pressupostos bíblicos-doutrinários do Batismo;

II.                 Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;

III.               Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.

INTRODUÇÃO

Olá, meus irmãos, a paz do Senhor. Na lição desta semana, falaremos da primeira ordenança da Igreja: o Batismo. Será que o batismo é um sacramento ou uma ordenança? A Igreja pode batizar crianças e adultos, ou apenas adultos? Qual é o propósito do Batismo e o que ele simboliza? Qual é a fórmula e o método do Batismo? Para saber mais, continue conosco. Boa leitura!

I - PRESSUPOSTOS BÍBLICOS-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO

Em Mateus 28.19, está escrito: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Para começar a conversa, o batismo é bíblico. Veremos adiante que se constitui em uma ordenança vinda do nosso Senhor Jesus. No entanto, alguns segmentos religiosos, indo ao extremo, consideram que o batismo é um SACRAMENTO.

O autor da lição, em seu livro de apoio, corrobora que essa abordagem do batismo como sacramento teve início com Tertuliano (160-230 d.C.) e, posteriormente, com Agostinho (354-430). Mas, o que significa sacramento? Em linhas gerais, de acordo com a lição: “A palavra ‘sacramento’ vem do latim sacramentum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àqueles que dele participam”. O catecismo ensina, por exemplo, que o batismo é necessário para a salvação.

O Batismo não é sacramento, mas uma ordenança de Cristo. Segundo Strong (1836-1921), ordenança é “(…) um rito simbólico que destaca as verdades centrais da fé cristã, e é de obrigação universal e perpétua”. Essa ordem vem de Jesus Cristo (Mt 28.19). Ele mesmo foi batizado por João Batista (Mt 3.13-17). Após a pregação do apóstolo Pedro em Atos 2, aqueles que aceitaram a Cristo também foram batizados.

O batismo deve ser administrado aos adultos. Certamente, essa é uma verdade bíblica. As crianças, sobretudo os recém-nascidos, não têm fé e discernimento para escolher. Na Bíblia, não há fundamento para justificar o batismo de crianças. Em Mc 16.16, ‘será salvo o que crer e for batizado’, há, portanto, uma faculdade, uma escolha, que certamente crianças não detêm. Mas, como bem pontuou o autor, citando Mt 19.14, ‘o Reino dos Céus é também das crianças’.

Para concluir, acreditamos que o batismo é para adultos, para aqueles que, estando no uso perfeito de suas faculdades mentais, creram em Jesus e decidem de forma pública anunciar a salvação em Cristo Jesus (At 8.37,38).

II. O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO

O Batismo é uma ordenança e traz consigo uma simbologia. A imersão do novo convertido em águas batismais simboliza a sua união com Cristo. O apóstolo Paulo, a esse respeito, argumenta: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte” (Rm 6.3)? O texto base da lição (Rm 6. 1-11) nos revela: i) mortos para o pecado; ii) sepultamento do velho homem; iii) justificados do pecado; iv) não mais escravos do pecado.

Strong (1836-1921) define símbolo como “sinal, ou representação visível, de uma verdade ou ideia invisível; por exemplo, o leão é símbolo da força e da coragem; o cordeiro, da mansidão; o ramo de oliveira, da paz (…)”. O batismo é um símbolo visível da união do novo convertido com Cristo, ou seja, o batismo aponta para a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus, e ainda para a ressurreição dos santos.

O propósito do batismo. Com base na palavra, o propósito do batismo é tornar pública a fé em Cristo Jesus. O batismo não precede a salvação em Cristo Jesus, mas é necessário que aquele que creu em Jesus seja batizado. Aquele, convencido pelo Espírito Santo de Deus, que creu no Senhor Jesus, a morte de Cristo operou nele a justificação e regeneração. Contudo, para além da fé salvífica, o crente deve ser batizado por imersão por tratar-se de uma ordem divina.

Assim, não há espaço para a indecisão. Não vejo razão para o crente não querer se batizar. Aqueles que argumentam que o batismo não deve ser observado porque não salva, buscam fundamento no malfeitor da cruz, que, embora não tenha sido batizado, foi salvo (Lc 23. 33-43). É importante notar que esse caso é uma exceção, não é a regra. Podemos perceber no livro de Atos que o batismo era simultâneo, como se vê no caso de Felipe e o eunuco etíope. De modo que, o batismo é um ato subsequente à conversão.

III.A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO

A lição apresenta como fórmula o trinitarismo. Em Mateus 28.19, está escrito: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Nessa passagem, fica clara a presença das três pessoas da Trindade. A propósito, no batismo de Jesus por João Batista, viu-se a presença da fórmula trinitária do batismo (Lc 2. 21,22). Portanto, o batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A fórmula do unicismo. Essa fórmula é considerada herética, pois prega que o batismo deve ser em nome de Jesus, negando a presença do Pai e do Espírito. Vejam o que a lição fala a esse respeito: “O suporte bíblico dele é buscado em alguns textos do livro de Atos, onde supostamente se negaria a prática trinitariana (At 2.38;19.5). Convém dizer que esses textos não negam a fórmula trinitária nem tampouco negam a Trindade”.

O método do batismo bíblico é a imersão. A fórmula é trinitária e o método é a imersão. Jesus foi batizado por João, onde havia água em abundância (Mc 1.10), assim como Felipe e o eunuco etíope (Atos 8). No livro de apoio, o autor registra que o método por aspersão (derramar água na cabeça do batizando) é oriundo de literatura apócrifa, “DIDAQUÊ: ensino dos doze apóstolos”. Assim, de fato, não há vestígios na Bíblia para o método da aspersão.

CONCLUSÃO

Nesta lição, falamos sobre a ordenança do batismo. No primeiro tópico, vimos que o batismo não é um sacramento, mas sim uma ordenança, e que o batismo é realizado somente em adultos. No segundo tópico, vimos o propósito e o símbolo do batismo. O primeiro é a declaração pública da fé, o segundo revela a união do crente com Cristo. No terceiro tópico, analisamos a fórmula trinitária do batismo e o método por imersão. Que Deus abençoe a todos.

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