Comentário da Lição
9-EBD-Revista de Adultos-1º Trimestre, 03/03/24
Por Israel Rodrigues
O BATISMO- A PRIMEIRA ORDENANÇA DA
IGREJA
TEXTO ÁUREO
Portanto, ide, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt
28.19).
VERDADE PRÁTICA
O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo
e, por isso, deve ser uma prática odedecida pela igreja.
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
ROMANOS
6.1-11
OBJETIVOS
I.
Pontuar os pressupostos bíblicos-doutrinários do
Batismo;
II.
Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;
III. Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.
INTRODUÇÃO
Olá, meus irmãos, a paz do Senhor. Na lição desta
semana, falaremos da primeira ordenança da Igreja: o Batismo. Será que o
batismo é um sacramento ou uma ordenança? A Igreja pode batizar crianças e
adultos, ou apenas adultos? Qual é o propósito do Batismo e o que ele
simboliza? Qual é a fórmula e o método do Batismo? Para saber mais, continue
conosco. Boa leitura!
I - PRESSUPOSTOS BÍBLICOS-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO
Em Mateus 28.19, está escrito: “Portanto, ide,
ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo." Para começar a conversa, o batismo é bíblico. Veremos adiante que
se constitui em uma ordenança vinda do nosso Senhor Jesus. No entanto, alguns
segmentos religiosos, indo ao extremo, consideram que o batismo é um
SACRAMENTO.
O autor da lição, em seu livro de apoio,
corrobora que essa abordagem do batismo como sacramento teve início com
Tertuliano (160-230 d.C.) e, posteriormente, com Agostinho (354-430). Mas, o
que significa sacramento? Em linhas gerais, de acordo com a lição: “A palavra
‘sacramento’ vem do latim sacramentum, significando um sinal sagrado capaz de
conferir graça àqueles que dele participam”. O catecismo ensina, por exemplo,
que o batismo é necessário para a salvação.
O Batismo não é sacramento, mas uma ordenança de
Cristo. Segundo Strong (1836-1921), ordenança é “(…) um rito simbólico que
destaca as verdades centrais da fé cristã, e é de obrigação universal e
perpétua”. Essa ordem vem de Jesus Cristo (Mt 28.19). Ele mesmo foi batizado
por João Batista (Mt 3.13-17). Após a pregação do apóstolo Pedro em Atos 2,
aqueles que aceitaram a Cristo também foram batizados.
O batismo deve ser administrado aos adultos.
Certamente, essa é uma verdade bíblica. As crianças, sobretudo os
recém-nascidos, não têm fé e discernimento para escolher. Na Bíblia, não há
fundamento para justificar o batismo de crianças. Em Mc 16.16, ‘será salvo o
que crer e for batizado’, há, portanto, uma faculdade, uma escolha, que
certamente crianças não detêm. Mas, como bem pontuou o autor, citando Mt 19.14,
‘o Reino dos Céus é também das crianças’.
Para concluir, acreditamos que o batismo é para
adultos, para aqueles que, estando no uso perfeito de suas faculdades mentais,
creram em Jesus e decidem de forma pública anunciar a salvação em Cristo Jesus
(At 8.37,38).
II. O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO
O Batismo é uma ordenança e traz consigo uma
simbologia. A imersão do novo convertido em águas batismais simboliza a sua
união com Cristo. O apóstolo Paulo, a esse respeito, argumenta: “Ou não sabeis
que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte”
(Rm 6.3)? O texto base da lição (Rm 6. 1-11) nos revela: i) mortos para o
pecado; ii) sepultamento do velho homem; iii) justificados do pecado; iv) não
mais escravos do pecado.
Strong (1836-1921) define símbolo como “sinal, ou
representação visível, de uma verdade ou ideia invisível; por exemplo, o leão é
símbolo da força e da coragem; o cordeiro, da mansidão; o ramo de oliveira, da
paz (…)”. O batismo é um símbolo visível da união do novo convertido com
Cristo, ou seja, o batismo aponta para a morte, o sepultamento e a ressurreição
de Jesus, e ainda para a ressurreição dos santos.
O propósito do batismo. Com base na palavra, o
propósito do batismo é tornar pública a fé em Cristo Jesus. O batismo não
precede a salvação em Cristo Jesus, mas é necessário que aquele que creu em
Jesus seja batizado. Aquele, convencido pelo Espírito Santo de Deus, que creu
no Senhor Jesus, a morte de Cristo operou nele a justificação e regeneração.
Contudo, para além da fé salvífica, o crente deve ser batizado por imersão por
tratar-se de uma ordem divina.
Assim, não há espaço para a indecisão. Não vejo
razão para o crente não querer se batizar. Aqueles que argumentam que o batismo
não deve ser observado porque não salva, buscam fundamento no malfeitor da
cruz, que, embora não tenha sido batizado, foi salvo (Lc 23. 33-43). É
importante notar que esse caso é uma exceção, não é a regra. Podemos perceber
no livro de Atos que o batismo era simultâneo, como se vê no caso de Felipe e o
eunuco etíope. De modo que, o batismo é um ato subsequente à conversão.
III.A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO
A lição apresenta como fórmula o trinitarismo. Em
Mateus 28.19, está escrito: “Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Nessa passagem,
fica clara a presença das três pessoas da Trindade. A propósito, no batismo de
Jesus por João Batista, viu-se a presença da fórmula trinitária do batismo (Lc
2. 21,22). Portanto, o batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo.
A fórmula do unicismo. Essa fórmula é considerada
herética, pois prega que o batismo deve ser em nome de Jesus, negando a
presença do Pai e do Espírito. Vejam o que a lição fala a esse respeito: “O
suporte bíblico dele é buscado em alguns textos do livro de Atos, onde
supostamente se negaria a prática trinitariana (At 2.38;19.5). Convém dizer que
esses textos não negam a fórmula trinitária nem tampouco negam a Trindade”.
O método do batismo bíblico é a imersão. A
fórmula é trinitária e o método é a imersão. Jesus foi batizado por João, onde
havia água em abundância (Mc 1.10), assim como Felipe e o eunuco etíope (Atos
8). No livro de apoio, o autor registra que o método por aspersão (derramar
água na cabeça do batizando) é oriundo de literatura apócrifa, “DIDAQUÊ: ensino
dos doze apóstolos”. Assim, de fato, não há vestígios na Bíblia para o método
da aspersão.
CONCLUSÃO
Nesta lição, falamos sobre a ordenança do
batismo. No primeiro tópico, vimos que o batismo não é um sacramento, mas sim
uma ordenança, e que o batismo é realizado somente em adultos. No segundo
tópico, vimos o propósito e o símbolo do batismo. O primeiro é a declaração
pública da fé, o segundo revela a união do crente com Cristo. No terceiro
tópico, analisamos a fórmula trinitária do batismo e o método por imersão. Que
Deus abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário