quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Palestra - Projeto de Vida

                                                                                                  Por Israel Costa Rodrigues


Palestra proferida aos alunos do 9º ano da Escola Amado Joaquim, na data de 14/11/23 em Apicum-Açu/MA.


Boa tarde a todos! É um prazer estar aqui com vocês hoje. Gostaria de começar agradecendo à diretora desta unidade escolar, professora Mariangela, e à professora Andreia, por me convidarem para falar nesta Roda de Conversa com os alunos do 9º ano. Também cumprimento a todos os professores e funcionários que trabalham incansavelmente para fazer desta escola um lugar de aprendizado e crescimento. E, claro, cumprimento a todos vocês, alunos egressos do 9º ano.

Vocês são os grandes protagonistas desta tarde.

Gostaria de fazer a minha explanação com base em quatro princípios ou fundamentos para o êxito de qualquer projeto. São eles:

a) A família como base de um planejamento seguro;

b) Expectativas X sonhos;

c) Ação, motivação e objetivo;

d) Potencial econômico, cultural, artístico e natural do nosso município.

1. A FAMÍLIA É A BASE PARA UM PLANEJAMENTO SEGURO

O primeiro fundamento de um planejamento bem-sucedido é a família. É imperativo dizer que um projeto de vida que não reconhece a instituição familiar como a base de uma sociedade civil organizada está fadado ao fracasso. A família é o núcleo onde todo projeto humano tem seu início. Ela existe antes de qualquer civilização ou estado, tem seu início antes da evolução das ciências humanas, das ciências exatas e, portanto, existe antes deste estado democrático de direito como o conhecemos hoje.
Refiro-me à família tradicional, como a conhecemos, pois sabemos que esse modelo de família tem sofrido ataques constantes.
É no ciclo familiar que encontramos amor, fidelidade, companheirismo, confiança, obediência, honestidade, submissão, etc. Todas essas qualidades e virtudes cultivamos em um lar saudável. Os reflexos da falta desses sentimentos são sentidos aqui na escola. Os professores são especialistas em notar problemas familiares que se refletem aqui em sala de aula. Para dar um exemplo, se um aluno não obedece aos comandos do professor, é sinal de que em casa esse aluno é desobediente aos pais.
Portanto, alunos do 9º ano, vocês devem priorizar suas respectivas famílias e incluí-las em seus projetos pessoais. Assim, vocês devem ter em mente que o pai, a mãe, os irmãos, avós, tios, tias, primos, todos dependem do sucesso de vocês.
Tomem a posição de protagonistas, de líderes dentro de suas casas.
Para concluir esse tópico, muitos jovens não valorizam os pais que têm. Eles são desobedientes. Vejam, a causa de muitos jovens não chegarem aos 30 anos tem origem na desobediência ao pai e à mãe. Aqui, na sua maioria, somos católicos ou protestantes, então, isso permite com maior liberdade que eu cite um texto bíblico registrado em Efésios 6:1-3:
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
² Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
³ Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Considerem seus pais como seus melhores parceiros, acionistas e colaboradores. Eles são os amigos que tecem críticas verdadeiras porque querem o bem de vocês.

2. EXPECTATIVAS X SONHOS

Este segundo fundamento é importante para mostrar que o seu projeto, a médio ou longo prazo, seja ele qual for, deve ter base em situações reais e possíveis. A partir de ações concretas, gera-se a expectativa. A expectativa é a ausência daquilo que é real, daquilo que é tangível, mas é gerada a partir de ações factuais. Por exemplo, se você quer adquirir um veículo, então, você pensa neste veículo, na cor, no modelo, no ano, você se imagina entrando nele, contudo ele só estará na sua mente. Mas, vejam, é isso que faz você poupar seu dinheiro e não gastar com coisas supérfluas. Assim, você economiza para comprar o seu sonhado carro. Portanto, “expectativa”, de acordo com o dicionário Priberam, significa:
2. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas (ex.: o livro superou as expectativas).
3. Ação ou atitude de esperar por algo ou por alguém, observando. = ESPERANÇA "Expectativa", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
[em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/Expectativa
Eu pergunto a todos nós: qual a expectativa que as pessoas têm ao nosso respeito? O que eles dizem que seremos? Será que eles olham para nós e dizem; esse aí sim, vai ser uma coisa grande! Ou ocorre o contrário?
Com esses questionamentos, não estou tentando constranger vocês de maneira alguma. Afinal, essa reflexão fala, em primeiro lugar, comigo. É apenas uma provocação apropriada para o momento.
Embora pareçam iguais, expectativas e sonhos são diferentes. Há muitos jovens sonhadores que pensam em ter uma grande empresa, abrir um negócio, encontrar um bom emprego, conquistar o concurso dos sonhos, mas, vejam, não passa de sonhos. O sonho tem essa característica de ser grande, é típico dessa sociedade consumista, individualista, volátil e líquida, nas palavras do filósofo Zygmunt Bauman. 
Você sonha grande, admira as coisas grandes, mas, consome o dia todo status de influenciadores digitais, ostentando objetos de valor, a pergunta é: o que nós temos feito para garantir que esse sonho se torne uma realidade?
Por outro lado, a expectativa trabalha com probabilidades. Funciona assim: você sonha em ser o aluno top five da turma, mas não estuda. Francisco, por outro lado, não sonha, ele é, pois ele estuda. A probabilidade de Francisco continuar sendo top five é muito maior do que a sua, que apenas sonha. Isso serve para todos nós.
Com isso, quero dizer que não basta apenas sonhar, todo mundo sonha. É preciso fazer mais, ser diferente, trabalhar dentro daquilo que é possível. Assim, as expectativas aumentam, as possibilidades aumentam, até parece que o universo contribui para o seu sucesso.

3. AÇÃO, MOTIVAÇÃO E OBJETIVO

Agora chegamos ao plano da execução. Lembrem-se, o primeiro fundamento de um planejamento bem-sucedido é a família, o segundo é a expectativa (sonhos). O terceiro fundamento, importante para um futuro promissor, é ação, motivação e objetivo.
De tudo o que falamos aqui, se não colocarmos em prática, de nada adianta. Ficará apenas no mundo das ideias, da fantasia, da utopia. Pensar positivo, falar para si mesmo, “você consegue”, “você pode”, “vai em frente”, sem ação, sem atitude, não adianta nada. São apenas palavras.
Outro mito é achar que o seu sucesso depende dos outros. Isso é um grande equívoco. O seu sucesso depende de você. Desde cedo, aprendemos isso com os nossos pais e avós, quando diziam: lave o seu prato, arrume a sua cama, trabalhe e constitua uma família. Vejam, o dedo deles não era apontado para o vizinho. Pelo contrário, era dirigido diretamente a nós. Era a nossa responsabilidade.
Muitos jovens foram ensinados que o sucesso deles depende do estado, do município, do governo. Com isso, a sociedade transferiu aquilo que era responsabilidade pessoal do indivíduo para o coletivo, representado pelos governos. Essa inversão de valores está presente e permeia toda a sociedade.
Então, o que é ação? Para a Dra. Marina Greghi Sticca da USP, “é o passo fundamental para a realização de qualquer projeto de vida”, ou seja, é o ato de colocar o nosso plano em prática. O que vocês estão fazendo aqui agora, por exemplo, é ação. Mas, essa força que os conduz até aqui é o que chamamos de motivação, a força motriz que fará vocês alcançarem seus objetivos.
Gostaria de fazer uma analogia para melhor ilustrar essa situação: imaginem um
carro sem motor. Como ele chegará ao seu destino?
● O carro representa a pessoa ou o indivíduo. Assim como um carro, uma pessoa tem a capacidade de se mover e mudar de direção. No entanto, sem um motor (ou seja, motivação), o carro não pode se mover por conta própria.
● O motor representa a motivação. Assim como um motor impulsiona um carro, a motivação impulsiona uma pessoa a agir em direção a seus objetivos.
● O destino representa o objetivo. Assim como um destino dá ao carro uma direção a seguir, um objetivo dá a uma pessoa um sentido de propósito e direção.
Portanto, essa analogia ilustra perfeitamente a relação entre ação, motivação e objetivo em um projeto de vida. No entanto, é importante lembrar que, assim como um carro precisa de combustível para o motor funcionar, uma pessoa também precisa de recursos (como conhecimento, habilidades, apoio social, etc.) para manter sua motivação e continuar se movendo em direção a seus objetivos.

4. POTENCIAL ECONÔMICO, ARTÍSTICO/CULTURAL E NATURAL DO NOSSO MUNICÍPIO

Acredito que até aqui entendemos que um projeto de vida depende de componentes dos mais variados, mas sem atitude, não chegaremos a lugar nenhum. Neste ponto, gostaria de dizer que a nossa cidade é um ambiente com condições reais para se alcançar objetivos, metas, um local propício para empreendimentos.
Em relação à economia, a nossa cidade é uma grande exportadora de peixe e camarão. Contudo, o nosso modelo artesanal de pesca faz com que muitos jovens percam o interesse por este tipo de trabalho. Uma pescaria industrializada tem vantagens porque incorpora a tecnologia, fazendo com que aumente a quantidade de peixe. Um exemplo bem básico para entender isso é o motor de rabeta. Meu pai pescava e utilizava um “casco” ou “bastardo”. Levávamos horas para sair do rio da Boa Esperança. Hoje, com apenas alguns minutos, os pescadores chegam à Bahia.
Merece a atenção, também, a nossa agricultura. A nossa terra é muito produtiva, mas nossos agricultores, em relação à tecnologia, estão atrasados 20 anos em relação a algumas regiões do nosso país.
O nosso comércio é pujante. Ao longo de toda a avenida principal, temos variados empreendedores, e todos vendem.
A nossa cultura, além de divertir o nosso povo, também movimenta a nossa economia. O nosso peixe cozido, peixe frito, pajaroba e juçara fazem da nossa culinária algo peculiar.
Temos belezas naturais incríveis. Praias belíssimas, que podem e devem ser rota de turistas.
Para concluir, para o seu projeto de vida dar certo é preciso ação e atitude, não basta apenas sonhar. Nós temos boas escolas, bons professores e uma terra maravilhosa. O nosso plano de vida, nossas expectativas, nossos objetivos, começam aqui e agora, em nossa cidade.

Muito obrigado.

Atenciosamente,
Israel Costa Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário