terça-feira, 13 de maio de 2025

Relação Deus e Homem: fatos, imagens e sentidos - I - Criador e criatura

 



Pretende-se, nesta série de meditações, uma breve análise acerca dos aspectos que envolvem a nossa relação com Deus e vice-versa. Estas relações, nas Escrituras, assumem diversas formas, a exemplo de alegorias e analogias, bem como de determinadas estruturas que são reais.

Desse modo, na Bíblia, vamos encontrar a nossa relação com Deus retratada, ora entre o Criador e a Criatura, ora entre Redentor e Redimidos; em outros momentos, teremos a alegoria onde Deus será nosso Pai e nós seremos os seus filhos. Em outra, Deus será Rei e nós seremos o seu povo, seus súditos. Outra figura consiste no Pastor e suas ovelhas; veremos a imagem do Noivo com a noiva e do marido com a sua esposa. E ainda a figura do Senhor e seus servos.

Todas essas imagens indicam aspectos da nossa relação com Deus e algo sobre como Deus se relaciona conosco e, por assim dizer, perfazem um quadro geral desse relacionamento. Por meio dessas analogias, figuras, e aspectos da realidade, conseguimos formar uma imagem abrangente da nossa relação com Deus e temos condições de nos guiar de uma forma plena, ou tendente a plenitude, em nosso relacionamento com Deus.

terça-feira, 22 de abril de 2025

O Corpo Humano na Pós-Modernidade: ou o crescimento pelo avesso



  Por Natan Costa Rodrigues

 

O propósito desta breve reflexão é a discussão em torno do corpo humano na era dita pós-moderna. O fato, que salta aos olhos, é que esse corpo está constantemente à mostra e se mostra cada vez mais. Esse movimento é ostensivo e constante. Não importa para onde se lançam os olhos, quase sempre algum corpo estará à mostra, realçando, por meio das vestes, as suas formas naturais. Eis o fato. Agora passemos a meditar no significado disto, isto é, no significado do corpo dentro desse contexto presente na atual sociedade.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Jesus e Nicodemos: O que é o Novo Nascimento?


Siga nossas redes sociais para mais conteúdos como esse. 

Natan Costa Rodrigues: 
Instagram:  @natan.rodriguesadv
You Tube: http://www.youtube.com/@natan.costa.rodrigues

Israel Costa Rodrigues: 
Instagram @israelrodriguesofc
You Tube: http://www.youtube.com/@israelrodriguesofc

sexta-feira, 11 de abril de 2025

“Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?” (João 3.10): O essencial que Nicodemos não entendia.







Por Hildson Pires

Nicodemos é apresentado no início do capítulo como fariseu e um dos principais dos judeus — ou seja, um membro da elite religiosa, provavelmente com assento no Sinédrio. Mais adiante, Jesus o chama de “mestre de Israel”, o que indica sua posição de autoridade no ensino da Torá. Ele não era apenas mais um estudioso, mas uma referência entre os intérpretes da Escritura. Os fariseus, grupo ao qual ele pertencia, se orgulhavam de ser discípulos de Moisés, guardiões da Lei, conhecedores das promessas e da vontade de Deus reveladas nas Escrituras.

E, no entanto, Nicodemos — com toda sua formação, prestígio e autoridade — demonstra não compreender o essencial. Diante da afirmação de Jesus: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5), ele reage com confusão. O que para Jesus era evidente, para Nicodemos era estranho. Isso revela que o novo nascimento, embora proclamado por Jesus, está ancorado nas promessas antigas. As palavras que Jesus usa — nascer do alto, da água e do Espírito — não são novidades. São metáforas bíblicas antigas, que ecoam especialmente a mensagem dos profetas, e mais particularmente Ezequiel 36.25–27:

terça-feira, 25 de março de 2025

A Contaminação da Graça

 











 Por Natan Costa Rodrigues


Eis no que consiste a noção de Contaminação da Graça:

a)   Primeiramente consideremos um paralelo com o que ocorreu na Lei. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, cap. 7, v. 8, explica que:

“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência: porquanto sem a lei estava morto o pecado”. 

Ora, ao dizer isto, ele não queria dizer que a Lei gera o pecado ou que ela seja má, mas sim que:

“(...) a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado; operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno” (Rm. 7:12-13). 

Dessa forma, o pecado, sendo uma relação, é sempre um mau por meio do bem. Ou seja, é como se a Lei tivesse sido contaminada pelo pecado. Obviamente, que uso o termo “contaminado” em um sentido metafórico, para expressar a ação do pecado, por meio da Lei.