terça-feira, 15 de abril de 2025
Jesus e Nicodemos: O que é o Novo Nascimento?
sexta-feira, 11 de abril de 2025
“Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?” (João 3.10): O essencial que Nicodemos não entendia.
Por Hildson Pires
Nicodemos é apresentado no início do capítulo como fariseu e um dos principais dos judeus — ou seja, um membro da elite religiosa, provavelmente com assento no Sinédrio. Mais adiante, Jesus o chama de “mestre de Israel”, o que indica sua posição de autoridade no ensino da Torá. Ele não era apenas mais um estudioso, mas uma referência entre os intérpretes da Escritura. Os fariseus, grupo ao qual ele pertencia, se orgulhavam de ser discípulos de Moisés, guardiões da Lei, conhecedores das promessas e da vontade de Deus reveladas nas Escrituras.
E, no entanto, Nicodemos — com toda sua formação, prestígio e autoridade — demonstra não compreender o essencial. Diante da afirmação de Jesus: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5), ele reage com confusão. O que para Jesus era evidente, para Nicodemos era estranho. Isso revela que o novo nascimento, embora proclamado por Jesus, está ancorado nas promessas antigas. As palavras que Jesus usa — nascer do alto, da água e do Espírito — não são novidades. São metáforas bíblicas antigas, que ecoam especialmente a mensagem dos profetas, e mais particularmente Ezequiel 36.25–27:
terça-feira, 25 de março de 2025
A Contaminação da Graça
Eis no que consiste a noção de Contaminação da Graça:
a) Primeiramente
consideremos um paralelo com o que ocorreu na Lei. O Apóstolo Paulo, escrevendo
aos romanos, cap. 7, v. 8, explica que:
“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência: porquanto sem a lei estava morto o pecado”.
Ora,
ao dizer isto, ele não queria dizer que a Lei gera o pecado ou que ela seja má,
mas sim que:
“(...) a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado; operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno” (Rm. 7:12-13).
Dessa forma, o pecado, sendo uma relação, é sempre um mau por meio do bem. Ou seja, é como se a Lei tivesse sido contaminada pelo pecado. Obviamente, que uso o termo “contaminado” em um sentido metafórico, para expressar a ação do pecado, por meio da Lei.
sábado, 15 de março de 2025
Revelação e Natureza: ou a encarnação do discurso
Sumário: 1. Apresentação e conceituação dos termos; 2. Que relação se pode estabelecer entre uma coisa e outra? 3. Dialética na relação entre Natureza e Revelação; 4. Como se relaciona a revelação com o conteúdo da pregação e com a vida do pregador? 5. Conclusão
1.
Apresentação
e conceituação dos termos
A questão que nos propomos a enfrentar nestas breves linhas é tormentosa. Cuida-se de entender, dentro do possível, a relação que se estabelece entre o mundo criado por Deus e a sua palavra revelada. Para isto, devemos proceder à conceituação dos termos e a elucidação da relação entre as realidades que lhe são referidas. Em seguida, tentaremos expor algumas consequências que surgem do que foi proposto, focalizando, especialmente, a revelação na pregação e na vida do pregador.
quarta-feira, 12 de março de 2025
O Compromisso com a Pregação do Evangelho: Um Chamado à Fidelidade (1Coríntios 1. 22-24)
Por Jerffeson Cristiano
No livro O Tipo de Pregação que Deus Abençoa, o Dr. Steve Lawson faz uma observação crucial: embora haja muitas pregações hoje, nem todas são fiéis à Palavra de Deus. Ele destaca que existe um tipo de pregação que Deus abençoa — aquela que é fiel ao evangelho de Cristo.
Vivemos em uma era onde resultados muitas vezes são priorizados acima da verdade. Mensagens são diluídas para agradar às massas, perdendo o poder transformador do evangelho. No entanto, a igreja é chamada a resgatar o compromisso com a pregação genuína, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo.
Paulo acreditava firmemente que "o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1:16). Sua vida nos ensina como enfrentar pressões, manter a fidelidade e perseverar na proclamação da mensagem de Cristo crucificado.
Neste texto, vamos explorar três aspectos desse compromisso que Paulo nos deixou como exemplo: a pressão sobre o compromisso, a manutenção do compromisso e a razão do compromisso.