terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Comentário da Lição 11- EBD- Revista de Adulto - 4º. Trimestre, 10/12/23

 Por Israel Rodrigues


MISSÕES E A IGREJA PERSEGUIDA


TEXTO ÁUREO:

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 2 Tm 3.12

VERDADE PRÁTICA:

 Precisamos aprender com os cristãos perseguidos aspectos da fé cristã que só eles conhecem devido à natureza da opressão que eles experimentam.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ato 6.8,9,13,14; 8.1-4

OBJETIVOS

II. Explicar o contexto de perseguição na igreja primitiva; 

II. Apresentar a perseguição cristã na atualidade; 

III. Mostrar como podemos ajudar a igreja perseguida.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Deus, Família, Igreja, Trabalho e Ministério

                                                                                  Por Wanderson Diego R. Fernandes


Salmos 127; 128; 1Co 10:1-31; 1Tm 5:8 

1. DEUS 

Deus tem a primazia em tudo sobre nossas vidas. Somente Ele, é digno de todo o Louvor, Honra, Glória e o Domínio para todo o sempre. 

2. FAMÍLIA 

A família é a célula mãe da sociedade, e é através dela que se forma a Igreja. Ela tem ampla proteção do Estado, por ser uma instituição legitimamente civil, mas que antes de ser civil já era divina, tendo em vista, sua promulgação no Éden pelo próprio Criador. O membro da Igreja de Cristo deve em todos os aspectos primar pela preservação da família e jamais exercer qualquer função ou cargo ministerial em detrimento desta. Porque ao obreiro compete: primeiro cuidar do seu cônjuge, de seus filhos e demais dependentes (pai ou mãe) para depois cuidar da Igreja.

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. (Gênesis 2:18-24).

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”. (1Tm 5:8).

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12).

“O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá”. (Êx 21:15).

Comentário da Lição 10 – EBD- Revista de Adultos- 03/12/23- 4º Trimestre

 

Por Israel Costa Rodrigues

O DESAFIO DA JANELA 10/40

 

TEXTO ÁUREO

E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio. (Rm 15.20)

VERDADE PRÁTICA

A Janela 10/40 coloca diante de nós um dos maiores desafios missionários do mundo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 6.10-20

 

OBJETIVOS

I.                    Conceituar a Janela 10/40;

II.                 Pontuar os principais desafios da Janela 10/40;

III.              Elencar estratégias para alcançar países da Janela 10/40.

INTRODUÇÃO

Prezados irmãos, a paz do Senhor. Nesta lição, estudaremos o desafio da Janela 10/40. Vamos entender o que isso significa (Janela 10/40), quais são os principais desafios na Janela e destacaremos as principais estratégias para anunciar o evangelho nesses países. Analisaremos a partir do texto da leitura bíblica em classe, Efésios 6. 10-20. Fiquem conosco, boa leitura, bons estudos, Deus abençoe.

domingo, 26 de novembro de 2023

Uma adaptação "cristã" da Revolução Comunista: Breve análise do livro fundador da Teologia da Libertação na América Latina

                                                                                    Por Natan Costa Rodrigues


Na década de 70, o padre peruano Gustavo Gutiérrez Merino, soltou o catinguento Teología de la liberación. Perspectivas (Teologia da Libertação. Perspectivas)[1], onde, conforme se defende, ele fundou e teorizou as bases da chamada Teologia da Libertação. O texto viera à tona após um longo período de reflexões e experiências entre pessoas comprometidas com o ideal de libertação da América Latina.

O livro é composto de quatro seções, nas duas primeiras, se tenta justificar teoricamente a Teologia da Libertação, e depois segue para desdobramentos práticos das questões “teológicas”. Interessa-nos, especialmente, as duas primeiras seções, assim nomeadas: I – Teologia e Libertação e II – Colocação do Problema. 

A fim de remir o tempo, e mesmo para poupar os leitores de uma paisagem insólita, hostil e improdutiva encontrada em cada página do escrito em questão, resolvi elencar os pontos principais dessa “Teologia”, seguidas das contraposições Cristãs e bíblicas.


1.               Conceito e Objetivo - A Teologia da Libertação busca explicitamente a libertação econômica da América Latina retirando-a do seu status de subdesenvolvimento. A palavra “libertação”, portanto, não se refere a libertação da alma humana do poder do “Pecado”, mas sim à libertação social dos “povos pobres, espoliados e oprimidos” a partir de um movimento político e revolucionário. Este propósito, que nada tem de teológico, é visivelmente apenas a importação das maníacas ideias e ideais dos comunistas para dentro da Igreja, isto é, trata-se de uma clara tentativa de aparelhamento da Teologia e da Igreja para os fins revolucionários[2].

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A Possibilidade da Filosofia Cristã

                                                                                       Por Natan Costa Rodrigues


Malgrado, passado muitos séculos, as polêmicas existentes entre Fé e Ciência, Conhecimento Religioso e Conhecimento Científico, Doutrina Bíblica e Filosofia ainda perduram. Inúmeros são os debates. Estes sempre tangenciam uma suposta incompatibilidade entre uma e outra.

Mesmo entre os evangélicos protestantes, predomina em grande parte uma visão hostil à Filosofia, como se ela fosse a parteira dos males heréticos que assombram, volta e meia, o Cristianismo.

No melhor cenário de comunhão entre as instâncias em pauta, geralmente predomina uma visão instrumental da Filosofia. Norman Geisler já ensinava em seu Introdução à Filosofia: uma perspectiva Cristã, que “O cristão tem interesse específico pela filosofia e a responsabilidade de estudá-la. A filosofia será tanto um desafio quanto uma contribuição para a compreensão da sua fé”[1].