Por Israel C. Rodrigues
O Casamento de Rute com Boaz: A Remição da Família
TEXTO ÁUREO
Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. (Rt 3.11)
VERDADE PRÁTICA
Uma mulher virtuosa tem um valor incalculável, por seu caráter e sua disposição de servir a Deus e à família.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Rute 3.8-10;4.11
OBJETIVOS
-Explicar o compromisso de Boaz com Rute;
-Esclarecer o casamento de Boaz com Rute;
-Relacionar a remição da linhagem de Davi com a história de Rute.
INTRODUÇÃO
Chegamos ao ápice da história de Rute: seu casamento com Boaz. É interessante, pois o que começou com tristeza e morte termina com casamento e a concepção de uma criança. Essa envolvente história bíblica de duas mulheres e um homem fala muito sobre a providência de Deus. Onde havia tristeza e dor, Deus transformou o cenário em paz e prosperidade. Esta é a última lição de uma série de cinco lições sobre a linhagem do Rei Davi e o Messias. Acompanhem-nos e boa leitura.
1- O COMPROMISSO DE BOAZ COM RUTE
1.1 No lugar da bênção
Rute seguiu os conselhos de sua sogra Noemi.
Noemi dá os comandos:
"Faça o seguinte: lave-se, ponha perfume e vista o seu melhor vestido. Depois vá até o lugar onde Boaz está trabalhando, mas não o deixe saber que você está ali, até que ele acabe de comer e de beber. Quando Boaz for dormir, olhe bem onde ele vai se deitar. Então vá, levante a coberta dos pés dele e deite-se ali. Ele dirá o que você deve fazer. Rute respondeu: — Vou fazer tudo o que a senhora disse. (Rt 3.3-5)"
Rute tinha opções, pois era uma jovem e poderia muito bem ter buscado uma companhia em sua terra ou até mesmo uma pessoa mais jovem. Mas, ao contrário disso, ficou no lugar da bênção.
1.2. A iniciativa de Noemi
Analisando o livro de Rute, é perceptível a providência de Deus na vida de Rute e Noemi. Um fato que também deve ser ressaltado é que Deus age dentro da iniciativa humana, ou seja, Rute e Noemi não ficaram inertes; muito pelo contrário, decidiram voltar para Jerusalém. Ao chegarem, Rute tomou a iniciativa de trabalhar. Por outro lado, Noemi sabia da necessidade que sua nora tinha de constituir uma nova família.
"Um dia Noemi disse a Rute: — Minha filha, preciso arranjar um marido para você, a fim de que você tenha um lar". Rt 3.1 NTLH
1.3. Respeitando o processo
Seguindo a orientação de Noemi, Rute deita-se aos pés de Boaz. No meio da noite, Boaz pergunta quem ela é; Rute se identifica e diz a Boaz que ele é o seu remidor. Boaz elogia a atitude de Rute, inclusive o fato de ela não ter buscado um homem mais jovem do que ele.
Boaz, respeita o processo.
"De fato, sou seu parente chegado e sou responsável por você. Mas acontece que há um homem que também é seu parente e até mais chegado do que eu. Fique aqui o resto da noite, e de manhã nós veremos se ele quer ser responsável por você. Se ele quiser, muito bem; mas, se não quiser, prometo por Deus, o Senhor, que ficarei com essa responsabilidade. Agora deite-se e durma de novo'. (Rt 3.12,13 NTLH)
2.O CASAMENTO ENTRE BOAZ E RUTE
2.1. Concluindo o negócio
Talvez o ponto alto desta passagem seja o equilíbrio de Boaz. Note que Rute passou toda a noite deitada aos pés de Boaz, e ele não a tocou, demonstrando respeito, prudência e sensatez. O texto deixa claro uma certa ansiedade de Rute; parece que ela queria que a situação se resolvesse logo, o que tornou necessária a intervenção de Noemi.
"Então Noemi disse: — Agora, minha filha, tenha paciência e espere para ver o que vai acontecer. Pois Boaz não vai descansar enquanto não resolver esse assunto, ainda hoje". (Rt 3.18)
2.2. Resgate e lei do levirato
Boaz estava determinado a resolver a situação. Ele foi para a praça da cidade, que ficava ao lado do portão, e, nesse momento, apareceu o remidor mais próximo do que ele. Boaz reuniu dez pessoas e apresentou o negócio ao remidor. De prontidão, ele aceitou, mas Boaz explicou que ele também teria que casar com Rute, a viúva moabita. Diante disso, ele respondeu:
"Nesse caso, não vou usar o meu direito de comprar as terras, pois correria o risco de prejudicar a minha própria herança . Use você o meu direito; eu prefiro não fazer isso". (Rt 4. 6)
2.3. O registro público
O registro público se deu da seguinte forma: o remidor mais próximo, ao não aceitar comprar as terras de Elimeleque, tirou a sandália e a deu a Boaz (esse era um costume em Israel que selava o negócio entre duas partes). O negócio também foi confirmado pelas autoridades presentes e pelo restante do povo, que confirmaram a tratativa.
"Todos responderam: — Sim, nós somos testemunhas. E as autoridades disseram a Boaz: — O Senhor faça com que essa mulher, que veio para o seu lar, seja como Raquel e Leia, que deram muitos filhos a Jacó, tornando-se assim as mães da nação israelita! Que você seja rico e famoso em Belém-Efrata"! (Rt 4.11)
3. A REMIÇÃO DA LINHAGEM DE DAVI ATRAVÉS DE RUTE E BOAZ
3.1. O nascimento de Obede
O autor no livro de apoio levanta o seguinte:
"Não se sabe por qual razão Rute não ficou grávida quando do seu primeiro casamento. Se era estéril — o que não sabemos —, um grande milagre foi operado para o nascimento de Obede". (QUEIROZ, 2024:67
Após o casamento, Rute concebeu e deu à luz um menino que recebeu o nome de Obede. As mulheres de Belém louvaram ao Senhor por meio das vidas de Rute e Noemi:
"E as mulheres disseram a Noemi: — Louvado seja o Senhor, que lhe deu hoje um neto para cuidar de você! Que este menino venha a ser famoso em Israel'! (Rt 4.14)
3.2. Boaz, um tipo de Cristo
Boaz, Rute e Noemi estão na linhagem genealógica do Messias. De modo que Boaz aponta para Cristo, o nosso resgatador. O amor, a proteção e a fidelidade de Boaz refletem o grande amor com o qual Cristo nos resgatou do mundo.
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna'. (Jo 3.16)
CONCLUSÃO
Nesta lição, que conclui a reflexão sobre a vida de Rute e Noemi, aprendemos sobre a providência de Deus. Vimos que é importante esperar no Senhor, sem, contudo, deixar de ter iniciativa, pois, no caso bíblico em questão, todos os envolvidos tiveram atitudes agradáveis diante de Deus. A sinopse do tópico III, ao meu ver, sintetiza muito bem o tipo de relacionamento entre Rute e Boaz:
"O casamento de Boaz e Rute tornou-se um tipo do relacionamento espiritual de Cristo com a Igreja".
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