Por Israel Rodrigues
A NATUREZA DA IGREJA
TEXTO ÁUREO
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e
todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1Co
12.12)
VERDADE PRÁTICA
Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da
importância de fazer parte dela.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
¹² Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e
todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
¹³ Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando
um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos
bebido de um Espírito.
¹⁴ Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
¹⁵ Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não
será por isso do corpo?
¹⁶ E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do
corpo; não será por isso do corpo?
¹⁷ Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se
todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
¹⁸ Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles
como quis.
¹⁹ E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
²⁰ Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
²¹ E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de
ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
²² Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos
são necessários;
²³ E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses
honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais
honra.
²⁴ Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade
disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta
dela;
²⁵ Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os
membros igual cuidado uns dos outros.
²⁶ De maneira que, se um membro padece, todos os membros
padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com
ele.
²⁷ Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em
particular.
1 Coríntios 12:12-27
OBJETIVOS
I.
DESTACAR a natureza bíblica da Igreja, fundamentada na
doutrina dos apóstolos e conduzida pelo Espírito Santo a natureza bíblica da
Igreja, fundamentada na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo Espírito Santo;
II.
APRESENTAR os aspectos naturais visíveis e invisíveis
da Igreja os aspectos naturais visíveis e invisíveis da Igreja;
III. ELENCAR a unidade da Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã neste mundo a unidade da Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã neste mundo.
INTRODUÇÃO
Olá, prezados irmãos, vamos ao comentário da
Lição 3, ‘A Natureza da Igreja’. Lembrando que o tema geral deste trimestre é
Eclesiologia, portanto, abordaremos esse tema nos seguintes aspectos: a)
Origem; b) Natureza; e c) Vocação. Dentro do contexto da natureza da Igreja,
esta lição aborda três dimensões, a saber: i) Dimensão Confessional; ii)
Dimensão Local e Universal; iii) Dimensão Comunitária. Acompanhem-nos e boa
leitura.
I.
A NATUREZA DA IGREJA NA SUA DIMENSÃO
CONFESSIONAL
Em primeiro lugar, quando nos referimos à
natureza de um objeto de estudo, estamos buscando entender sua essência, suas
características e qualidades intrínsecas. Nesse sentido, a natureza da Igreja
na dimensão confessional significa que ela é fundamentada na Palavra de Deus. O
fundamento, que é a Palavra, é a fonte de onde nascem toda a doutrina e os
dogmas da Igreja.
O autor pontua o seguinte: “Uma igreja
verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de Deus”. Essa é uma verdade
incontestável:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. João 1:1,2
Na lição anterior, ‘Imagens Bíblicas da Igreja’,
abordamos um tópico que descrevia imagens de habitação. Nós, como Igreja
confessional, somos habitados pelo Espírito Santo de Deus (1 Co 3.16). De
acordo com o apóstolo Paulo, que escreveu aos coríntios, todos nós fomos
batizados em um Espírito e formamos um só corpo. Não importa se somos judeus,
gregos, servos ou livres, todos nós temos bebido de um só Espírito.
O Espírito trabalha para convencer o homem do
pecado (Jo 16. 8-11). No processo da salvação, o Espírito também trabalha na
regeneração, justificação e santificação (Tt 3.5; Rm 6.1-23; 8.1-11; 1Co 6.11),
respectivamente. Se somos templo do Espírito e fazemos parte da Igreja como
membros, devemos andar no Espírito (Rm 8.14-16).
Concluo este tópico citando a sinopse do tópico I
da lição:
“Uma igreja bíblica é fundamentada na Palavra
Inspirada por Deus, habitada pelo Espírito, dirigida e capacitada por Ele”.
II- A NATUREZA DA IGREJA NAS SUAS DIMENSÕES LOCAL E UNIVERSAL
No Tópico I, analisamos a natureza da Igreja na
dimensão confessional. Vimos que a Igreja, que é fundamentada na Palavra de
Deus e habitada pelo Espírito Santo, é dirigida e capacitada por este mesmo
Espírito. A partir deste tópico, vamos observar a Igreja nos sentidos local e
universal. Acompanhem-nos!
A Igreja, em seu sentido local e geográfico, é
identificável a partir de seus membros. Cada cristão, cada crente convertido
pela pregação do evangelho, forma a Igreja visível. Vejamos, por exemplo, o
endereçamento que o apóstolo Pedro faz em sua primeira epístola:
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros
dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia”. (1 Pe 1.1)
A Igreja local é visível, perceptível e tangível.
No livro de apoio, temos a seguinte citação:
“A Igreja local é composta de cristãos
identificados com um corpo constituído, adorando em uma localidade (Rm16:1;
Cl4:16; Gl 1:2,22; At14:23).
Por sua vez, a Igreja, em seu aspecto invisível,
não está limitada a um espaço geográfico, a um bairro, cidade, estado ou país.
Ela é uma Igreja universal. Temos no evangelho, segundo Mateus, o seguinte:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre
esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão
contra ela”. Mateus 16:18
Fica claramente demonstrada a existência de uma
Igreja universal. Nos evangelhos, em Atos dos Apóstolos, nas epístolas e no
livro da Revelação, há referências de sobra para fundamentar a realidade de uma
Igreja invisível, embora visível. O que une essa Igreja universal é a Palavra,
é Cristo. Pois há um só corpo, um só espírito, um Senhor, uma só fé, um só
batismo, um só Deus e Pai de todos (Ef 4.3-6).
É muito importante também diferenciarmos a Igreja
de Denominações. Neste ponto, trago as observações do autor:
“Numa cidade, por exemplo, pode haver várias
denominações; contudo, somente há uma igreja. A igreja é divina, as
denominações são humanas. As denominações podem ser temporárias, a Igreja não”.
Podemos concluir dizendo que a Igreja invisível é
formada por várias denominações, mas as denominações não são formadas por
várias Igrejas, pois só existe uma Igreja, que é indestrutível.
III- A IGREJA NA SUA DIMENSÃO COMUNITÁRIA
O apóstolo Paulo faz uma analogia da Igreja de
Cristo como sendo um corpo, formado por muitos membros. Assim, os crentes
regenerados formam a Assembleia Universal (Hb 12.23). No aspecto da Igreja
local e visível, formamos uma comunidade de salvos. Nesse sentido, o autor
acrescenta:
Na analogia onde compara a Igreja ao corpo humano
Paulo deixa bem claro que uma igreja verdadeiramente cristã é unida porque não
pode haver divisão no corpo (1 Co 12,12)
No convívio diário e contínuo na comunidade que
forma a Igreja local e visível, se não tivermos cuidado, facilmente podem
surgir divisões e partidarismo. Isso surge naturalmente das tensões existentes,
da falta de discernimento, de amor, etc. Por isso, é importante observarmos a
unidade que deve haver no Corpo de Cristo. Não por acaso, o apóstolo Paulo
comparou a Igreja a um corpo, notadamente, usou essa metáfora para falar de
harmonia e unidade.
A divisão na Igreja não é saudável. Por isso,
Jesus advertiu em Mateus 12.25 que todo reino, cidade ou casa divididos contra
si não subsistem. Toda denominação dividida contra si não subsiste. A nossa
denominação, ‘Assembleia de Deus’, só chegou até aqui porque tem como
fundamento a Palavra, a unidade e a harmonia. É importante dizer que, ainda que
as denominações falhem, a Igreja eleita não falha, ela permanece para sempre,
porque Cristo é o cabeça.
CONCLUSÃO
Nesta pequena explanação,
aprendemos qual é a característica da Igreja verdadeira. Seu fundamento é a
Palavra. Aprendemos que a Igreja tem uma dimensão local e visível, além de
universal e invisível. Local e visível, está situada em um espaço geográfico.
Universal e invisível, é formada por irmãos de todo o mundo, sem limitação
geográfica ou barreiras. Obrigado, Deus abençoe a todos.
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