IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA
TEXTO ÁUREO
Mas vós sois a geração eleita, o
sacerdócio real, a nação santa o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes
daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. ( 1 Pe 2.9)
VERDADE PRÁTICA
Por meio de cada imagem que retrata
a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 5:25-32; 1 Pedro 2:9,10
²⁵ Vós, maridos, amai vossas
mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
²⁶ Para a santificar, purificando-a
com a lavagem da água, pela palavra,
²⁷ Para a apresentar a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível.
²⁸ Assim devem os maridos amar as
suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher,
ama-se a si mesmo.
²⁹ Porque nunca ninguém odiou a sua
própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
³⁰ Porque somos membros do seu
corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
³¹ Por isso deixará o homem seu pai
e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
³² Grande é este mistério; digo-o,
porém, a respeito de Cristo e da igreja.
1 PEDRO 2.9,10
⁹ Mas vòs sois a geração eleita, o
sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as
virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
¹⁰ Vós, que em outro tempo não éreis
povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas
agora alcançastes misericórdia.
OBJETIVOS
ELENCAR as imagens que
descrevem o relacionamento com Cristo;
PONTUAR as imagens que
descrevem a função da Igreja;
EXPLICAR as imagens da Igreja como habitação de Deus.
INTRODUÇÃO
Prezados irmãos, a paz do Senhor!
A lição número 2, ‘Imagens Bíblicas da Igreja’, mostra-se muito importante,
pois revela muito da natureza da Igreja de Cristo. Essa temática será abordada
em três tópicos: a) imagens que descrevem relacionamento; b) imagens que
descrevem função; c) imagens que descrevem habitação. Nos acompanhem, será uma
leitura edificante.
I-
IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO
A Noiva de Cristo é a primeira
imagem apresentada na lição para descrever um relacionamento de Deus com a sua
Igreja: ‘Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho
preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a
Cristo’ (2 Co 11:2). A palavra ‘virgem’ significa alguém não contaminado,
separado, fiel. Extraímos da lição que esse termo deriva do grego ‘parthenos’,
referindo-se a uma moça. Já a tradução da palavra ‘pura’ deriva do grego
‘hagnos’, referindo-se a castidade e fidelidade.
No evangelho, segundo João 3:29,
João Batista dá testemunho de que ‘quem tem a esposa é o esposo, a saber,
Cristo’. Vejamos que na passagem de 2 Coríntios 11:2, o apóstolo Paulo
demonstra uma preocupação, qual seja, apresentar uma noiva pura para o seu marido.
Uma vez mais, é confirmado que o noivo é Cristo. Essa metáfora do noivo e da
noiva pressupõe a união de duas pessoas no mais profundo estado de pureza.
Assim como a noiva virgem se prepara para unir-se com o noivo, formando uma só
carne, assim é a Igreja com Cristo (Efésios 5:32).
A Igreja é também apresentada como
a Esposa de Cristo. Nessa imagem de relacionamento, o destaque está no
compromisso que deve existir entre os cônjuges. O sentimento que une essas duas
pessoas, tornando-as uma só carne, é o amor. Paulo usa essa instituição do
matrimônio para representar metaforicamente o amor de Jesus pela Igreja. Ele
diz: ‘Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si
mesmo se entregou por ela (…)’ (Ef 5.26).
Essa passagem de Efésios 5 tem
suscitado muitas discussões em relação ao relacionamento entre marido e mulher.
Mas vejam, a tônica desse capítulo 5, que ilustra esse relacionamento, é a
palavra ‘amor’. Ela se repete 4 vezes só nesse capítulo: Vs 2: ‘E andai em
amor…’; Vs 25: ‘Vós, maridos, amai vossas mulheres…’; Vs 28: ‘Assim devem os
maridos amar suas próprias mulheres…’; Vs 33: ‘Assim também vós, cada um em
particular, ame a sua própria mulher…’. O apóstolo Paulo, nessa passagem, traz
o exemplo do amor de Cristo pela Igreja para expressar o mais perfeito amor que
deve existir no casamento.
Por outro lado, a Igreja é
comparada a um rebanho. Em Mateus 9:36, Jesus se compadeceu de uma grande
multidão, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm
pastor. Ao mesmo tempo em que somos noivas, esposas, também somos retratados como
rebanho. Essa imagem é de relacionamento porque pressupõe a existência de uma
boa relação entre o pastor e o rebanho. No evangelho segundo João 10:27, está
escrito: ‘As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me
seguem’.
II-
IMAGENS QUE DESCREVEM FUNÇÃO
Lemos em 1 Pedro 2:9 o seguinte:
‘Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo
adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz’. ‘Geração eleita’ quer dizer que a Igreja de Cristo
é formada por pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações (Ap 5:9). O
cumprimento dessa promessa feita a Abraão (Gn 22:18), ratificada por Cristo (Mt
28:16-20), presente no início da igreja (At 2:5-11) e aplicada pelo apóstolo
Pedro (1 Pe 2:9), quando diz: ‘Mas vós sois a geração eleita’.
A Igreja de Cristo desempenha a
função de sacerdócio real. O apóstolo diz: ‘Mas vós sois (…), o sacerdócio
real’. A imagem do sacerdócio é empregada no Antigo Testamento. No livro de
Êxodo 19:6, está escrito: ‘E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo
(…)’. No Antigo Testamento, esse ofício era exercido pela família de Arão, da
tribo dos Levitas. Sob o novo pacto (Hb 9:15), o autor escreve: ‘Agora todo
cristão tem o privilégio de “queimar o incenso”, isto é, de exercer um
ministério de oração e intercessão diante de Deus’.
Nação santa e povo adquirido. Quer
dizer que não se trata de qualquer povo, não é de qualquer modo que alguém se
torna membro do Corpo de Cristo. A expressão ‘povo adquirido’ significa que um
preço foi pago (Ap 5.9; Hb 7.22). Nesse sentido, o comentarista acrescenta:
‘Não era uma nação ou um povo qualquer. Era uma nação santa e um povo adquirido
para Deus. Essa é uma figura muito forte para retratar uma Igreja inteiramente
consagrada a Cristo’.
A Igreja é também comparada a um
corpo. Isso denota uma função de unidade, de harmonia e de amor. É perceptível
essa analogia na nossa experiência do dia a dia. Um corpo é formado por vários
órgãos, que formam sistemas, que por sua vez formam um corpo. Todos os órgãos
são imprescindíveis para a nossa existência, a falta de um nos torna
incompletos e certamente enfrentaremos algumas dificuldades. O apóstolo Paulo
expressa muito bem essa unidade e harmonia que deve existir na Igreja de Cristo
(1 Co 12:12-22).
III-
IMAGENS QUE DESCREVEM HABITAÇÃO
Até aqui, abordamos as imagens que
descrevem relacionamentos e funções. Neste tópico, vamos abordar as imagens que
descrevem habitação. O autor discorre sobre duas imagens: a) Santuário de Deus;
b) Casa de Deus. As duas possuem uma estreita relação, porém, com um olhar mais
aguçado, podemos perceber nuances diferentes.
Quando nos referimos à Igreja, é
muito comum associarmos a uma construção, ao local onde nos reunimos para fazer
oração e oferecer culto a Deus. Mas as Escrituras nos alertam que somos Templo
do Espírito Santo de Deus. Vejamos: ‘Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo
do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de
vós mesmos?’ (1 Co 6:19). O autor aborda essa passagem como sendo de uma
habitação individual, cada indivíduo membro do Corpo de Cristo sendo habitado
pelo seu Espírito.
Por outro lado, temos que Deus
habita na Igreja no sentido corporativo. A Igreja é como um organismo vivo,
formado por todos os salvos em todos os lugares, de todas as línguas, de todas
as etnias, etc. Podemos ver essa interpretação na passagem: ‘Não sabeis vós que
sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?’ (1 Co 3:16).
A Igreja é vista como a casa de
Deus. O apóstolo Pedro escreve que somos como pedras vivas, somos edificados
como uma casa espiritual (1 Pedro 2:5). Isso significa que somos uma habitação
permanente de Deus, porque fomos comprados, justificados, regenerados. Deus não
habita em nós porque merecemos, mas porque fomos alcançados pela sua graça,
pelo seu favor, pelo seu grande amor e misericórdia (João 3:16).
CONCLUSÃO
Aprendemos nesta lição que a
Igreja é vista como imagens que falam muito sobre a sua natureza. A primeira, a
imagem de relacionamento, mostra que nós, como Igreja, devemos manter-nos pura
como uma virgem e fiel como uma esposa. A segunda, a imagem de função, em
linhas gerais, ensina-nos sobre a unidade e harmonia no Corpo de Cristo. Por
fim, a imagem que descreve habitação, diz que somos o santuário de Deus e a
casa, ou seja, a morada do Espírito Santo de Deus.
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