Por Jerffeson Cristiano Costa
É comum a frase, "estamos fazendo a obra de Deus". Tal afirmação deveria gerar em nós uma indagação pertinente: o que é a obra de Deus? Essa pergunta não pode ficar sem resposta simplesmente pelo fato de que através dos séculos, muita coisa foi nomeada como sendo a obra de Deus. Podemos citar que em nome dele, pessoas foram assassinadas brutalmente durante a inquisição na Europa, e durante a colonização das Américas. Aqueles ditos "cristãos" estavam dizendo fazer o que Deus queria, ou seja, a obra dele.
Em nossos dias não é diferente no que tange ao pensamento de intitular obra de Deus coisas triviais. Eu poderia citar algumas, mas para não ofender pessoas com certas dificuldades de aceitar opiniões divergentes por sua imaturidade, não o farei. Meu ponto é responder essa pergunta pelas Escrituras. Temos aqui dois textos no NT que jogam luz ao assunto.
Mt 28:19:
“¹⁹ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,”
Mc 16:15:
“¹⁵ Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.”
No que diz respeito à existência da igreja e sua missão no Reino, temos a ordem do Senhor. Não devemos supor serem duas ordens diferentes, mas uma apenas, porém, Mateus e Marcos destacam cada um, aspectos da mesma ordem. Com isso concluímos que obra de Deus:
a) é aquilo que ele quer que seja feito;
b) envolve a edificação de pessoas.
Por essa razão é uma obra orgânica. Se o que estamos fazendo, por mais lindo que seja, não é uma ordem de Deus, não é obra de Deus; se não envolve pessoas, mas coisas, não é obra de Deus. Quando o nosso interesse for ganhar notoriedade, aplausos, títulos, nosso trabalho é vão. A instituição quer o bem de si mesma, em lugar das ovelhas? Devemos romper laços com ela.
Jo 21:17
“¹⁷ Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus perguntar pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.”2Co 12:15:
“¹⁵ Eu de boa vontade gastarei e me deixarei gastar em favor de vocês”
Obra de Deus não é em primeiro lugar, aquilo que fazemos
para instituições humanas, angariando dela certos benefícios. Em segundo lugar,
não é o que fazemos para nós mesmos, usando os outros em nosso benefício
pessoal. Se tivermos essa ideia maligna, iremos destruir o que é mais
importante: as pessoas pelas quais, Cristo morreu. A igreja formada por gente é
a lavoura de Deus, o edifício de Deus, e por fim, a obra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário