quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comentário da Lição 4-EBD-Revista de Adultos-2º Trimestre, 28/04/24

 


Por Israel Rodrigues

COMO SE CONDUZIR NA CAMINHADA



TEXTO ÁUREO

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo, (Cl 4.5)

VERDADE PRÁTICA

A jornada para o Céu deve ser feita com prudência e sabedoria num contexto de oposição a nossa maneira de viver.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 5.15-17

OBJETIVOS

I. Apontar o padrão de conduta cristã descrito na Palavra de Deus; II. Explicar que a caminhada cristã deve ser conduzida com prudência e sabedoria; III. Advertir qual deve ser o comportamento do crente frente aos dias maus.

INTRODUÇÃO

Nesta Lição 4, como se Conduzir na Caminhada, estudaremos a jornada do cristão até o céu. Esta jornada é abordada em três aspectos importantes: Jesus, nosso padrão de conduta; a caminhada com prudência e sabedoria; e a superação dos dias maus. A lição é um convite a todo cristão que deseja viver uma vida com sabedoria e prudência, deixando de lado coisas banais como orgulho, egoísmo e vaidades. Acompanhe a leitura deste sucinto estudo.

I- O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

Jesus como nosso padrão de conduta. Em linhas gerais, padrão, refere-se ao conjunto de normas estabelecidas de modo consensual que orienta o comportamento humano. Por outro lado, ‘conduta’ refere-se às ações, decisões ou atitudes que são tomadas diariamente em meio às diversas situações enfrentadas. No contexto da caminhada cristã, Jesus é o nosso padrão e o nosso modelo de conduta. Ele mesmo diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15).

Fazendo a vontade de Deus. O padrão de conduta que rege o mundo está em desconexão com a vontade de Deus (1 Jo 5.19). Portanto, quem deseja agradar a Deus deve fazer a Sua vontade. O salmista diz: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Sl 40.8). Fazer a vontade de Deus significa ter Jesus como o verdadeiro padrão de conduta. Nesse sentido, o apóstolo Paulo conclama: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1Co 11.1).

Uma vida cristã bem-sucedida é um indicativo de que o cristão tem Jesus Cristo como padrão de conduta. Abre-se um parêntese para dizer que uma vida cristã bem-sucedida não está exclusivamente atrelada a bens materiais. Pode-se dizer, por exemplo, que Estevão teve uma vida cristã de sucesso, no entanto, foi apedrejado, e os demais apóstolos não tiveram destinos diferentes. Uma vida bem-sucedida à luz das Sagradas Escrituras significa o cristão fazer a vontade de Deus, ainda que isso lhe custe a própria vida.

II- FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA

O que é prudência? Imaginem a situação de um cristão que toma decisões ou deixa de tomá-las porque analisa e pesa as consequências. Imaginem alguém que aprende quando é repreendido, ou não fica aborrecido quando é corrigido por outrem. Imaginem o cristão que age com discernimento, previsão e precaução, etc. Esse contexto hipotético revela atitudes de um homem prudente (Pv 8.5,12; 15.5). Oziel define prudência como “virtude que nos permite agir com cuidado e moderação diante de situações desafiadoras”.

Não andeis como néscios! Agora imaginem alguém que ignora a sabedoria, ignora os conselhos, alguém que está continuamente aberto à tolice, que nunca aprende com os erros, que não tem prazer em entender, etc. Estamos falando do néscio. O apóstolo Paulo alerta: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. O cristão nunca deve agir como um néscio, pois medir as consequências do ato é atitude de quem é prudente.”

Andeis como sábio! A sabedoria que vem de Deus é boa e nos faz entender a vida. Em (Pv 1.7), o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. A maneira prática para enxergarmos isso está em (Tg 3.13-18), onde o autor pergunta: Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. No versículo 17, o autor qualifica a sabedoria que vem do alto como: pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, cheia de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia. Quem é sábio e prudente observa essas oito colunas mencionadas.

III- VENCENDO OS DIAS MAUS

Remindo o tempo. Osiel observa no livro de apoio que “um cristão que sabe realmente remir o tempo pode ser descrito como bom mordomo de Deus”. No contexto em que o apóstolo está falando de prudência e sabedoria, ele aproveita e exorta os irmãos para viver com sensatez e não como tolos e insensatos. Essa palavra do grego, ‘exagorázō’, apresenta dois significados, o primeiro é ‘resgate’ e o segundo é ‘comprar’. Cristo nos resgatou e nos comprou para si, portanto, como bons mordomos, precisamos administrar bem o nosso tempo.

Remindo o tempo e a volta do Senhor. Para Osiel, “quando se falava a respeito de remir o tempo entre os cristãos primitivos, estes tinham em mente a iminência da segunda vinda do Senhor Jesus…”. Isso significava para os crentes da igreja primitiva que o tempo deveria ser bem aproveitado, no sentido de fazer a vontade de Deus, pois eles aguardavam a volta de Cristo de forma iminente. Nós, de igual modo, devemos aproveitar bem o nosso tempo, fazendo a vontade de Deus.

Os dias são maus. O nosso padrão de conduta não é o mundo. Não somos néscios ou tolos. A nossa sabedoria é do alto, ela é pura. A nossa natureza é espiritual, somos inclinados a fazer a vontade de Deus, a sermos guiados pelo Seu Espírito. Todavia, o apóstolo diz que os dias são maus, e isso é verdade. A porta que conduz o homem à perdição é larga, o caminho é espaçoso, não há regras para entrar ou permanecer nela. Ao passo que a porta estreita e o caminho apertado requerem renúncia, nova conduta, nova vida.

CONCLUSÃO

Nesta lição, aprendemos como viver uma vida com sabedoria e prudência. A caminhada para o Céu requer renúncia e resiliência que só é encontrada em Cristo, pois Ele é o nosso padrão de conduta. Mas também aprendemos que, como bons mordomos de Deus, devemos administrar bem o nosso tempo, sempre fazendo a vontade de Deus. Por outro lado, vimos que os dias são maus, o que requer de todos nós uma vida de inteira dedicação à obra de Deus, entendendo que o mundo apresenta padrões que confrontam a Palavra de Deus. Permaneçamos firmes, Cristo em breve virá.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário