Por Jerfferson Cristiano
Atos 1:8: “₈ Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.”
Aqui temos a natureza missionária da igreja e um resumo daquilo que o livro de Atos desenvolverá sobre essa obra missionária. Os apóstolos deveriam focar nessa missão e para fazê-la era necessário poder. Jesus lhes garante esse poder, poder espiritual.
Em primeiro lugar, Jesus lhes mostra a fonte do recebimento de poder quando diz que o Espírito descerá sobre eles. A terceira pessoa da Trindade agora entrará em cena para conduzir a igreja em sua missão. A igreja nada pode sem o Espírito Santo, pois como bem observou alguém, "o Espírito faz em um dia o que tentamos em vinte anos". Precisamos nos envolver com o Espírito de Deus e nos deixar ser dominados por ele.
Em segundo lugar, Jesus mostra o resultado do recebimento de poder, que era o ser testemunha dele. Os discípulos, impulsionados pelo poder do alto, iriam agora proclamar a Cristo; pregar a sua mensagem com ousadia e coragem. O livro de Atos é o registro de como a igreja testemunhou de Jesus. O poder do alto não é para ficarmos em quatro paredes; não é para promover a nossa imagem, muito menos o nosso nome, mas sim, falarmos de Jesus, sua vida, morte, ressurreição e sua vinda gloriosa. Peça o poder do Espírito para testemunhar.
Em terceiro lugar, Jesus mostra o alvo do recebimento de poder ao dizer que os discípulos iriam começar por Jerusalém, chegando até os confins da terra em seu testemunho de Cristo. Se estamos lendo esse texto hoje, foi porque os discípulos dele cumpriram a sua missão. Atos nos mostra como eles o fizeram ainda que tenha custado muitas provas e perseguições. Mas o quê movia aqueles homens e mulheres comuns como nós? O poder do Espírito Santo. Era o combustível de suas almas; o vento em suas velas que soprou de forma tão assombrosa que em vintes anos a igreja já tinha se espalhado por toda a Ásia Menor.
Mas ainda existe
muito por ser feito em nossos dias. Muitos campos para trabalhar. Só seremos
bem sucedidos se fizermos essa obra debaixo do poder do Espírito. Ele ainda
está disponível a nós nestes dias de tanta frieza espiritual. O nome de Cristo
precisa ser exaltado neste mundo incrédulo, e somente uma igreja cheia do poder
estará apta para levantar o estandarte de Cristo até os confins da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário