quinta-feira, 11 de abril de 2024

Comentário da Lição 2-EBD-Revista de Adultos-2º Trimestre, 14/04/24

 

Por Israel Rodrigues


A ESCOLHA ENTRE A PORTA

ESTREITA E A PORTA LARGA



TEXTO ÁUREO

Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. (Lc 13.24)

VERDADE PRÁTICA

A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 7.13,14;3.1-10

OBJETIVOS

I. Explicar a analogia da “porta estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico; II. Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã; III. Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Comentário da Lição 1-EBD-Revista de Adultos-2º Trimestre, 07/04/24

 


Por Israel Rodrigues

 

 

O INÍCIO DA CAMINHADA

 



 

TEXTO ÁUREO

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Jo 3.3

VERDADE PRÁTICA

O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 3.1-8

OBJETIVOS

I. Explicar o sentido da caminhada com Cristo; II. Ensinar a respeito da doutrina do Novo Nascimento; III. Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada.

quarta-feira, 3 de abril de 2024

A COMPLEXIDADE DA DOUTRINA DO PECADO: Perspectivas Teológicas, Filosóficas E Bíblica

 


Pr. Ruben Ribeiro

 

1 Introdução

Ao longo dos tempos, muitos estudiosos, filósofos, teólogos e pesquisadores em geral têm se debruçado no intuito de encontrar uma resposta plausível para a origem do pecado. No entanto, por mais convincentes que pareçam suas conclusões, só temos uma resposta mais confiável: é na Bíblia Sagrada, a palavra de Deus.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Comentário da Lição 13-EBD-Revista de Adultos-1º Trimestre, 31/03/24

 

Por Israel Rodrigues

 

 

O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA


TEXTO ÁUREO

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1.8)

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo é a força-motriz que movimenta a Igreja. Sem o poder do Espírito, a Igreja é incapaz de cumprir a sua missão.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 13. 1-4

 

OBJETIVOS

I. Refletir acerca da doutrina bíblica do Espírito Santo; II. Analisar as diferentes perspectivas da capacitação do Espírito Santo a sua Igreja; III. Pensar no Espírito Santo como o principal impulsionador da obra missionária.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Comentário da Lição 12-EBD-Revista de Adultos-1º Trimestre, 24/03/24

 

Por Israel Rodrigues

 

 

O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO

 


 

TEXTO ÁUREO

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2 Tm 4.2)

VERDADE PRÁTICA

Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 4.1-5

OBJETIVOS

I. Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito; II. Enfatizar a importância do Ministério da Palavra; III. Explicitar a fundamentação do Ministério da Palavra.

INTRODUÇÃO

Graças à Deus, chegamos a penúltima lição deste primeiro trimestre de 2024. Um trimestre carregado de grandes lições que certamente nos ajudaram a entender melhor o nosso papel como membros do Corpo de Cristo. A lição em comento, diz respeito ao papel da pregação no culto. Fique conosco e nos acompanhem para saber mais do sobre o assunto.

I- O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

O propósito da pregação. Pregar a palavra, em linhas gerais, significa anunciar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e revelar Deus às pessoas. Nesse sentido, pregar é o mesmo que proclamar ou anunciar. O pregador exerce a função de um verdadeiro arauto, alguém que recebeu uma ordem e, portanto, deve obedecer. Essa ordem vem das escrituras sagradas (Mc 16.15), que dizem: ‘Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’.

Quando se houve a palavra. Muito provavelmente, você que lê este artigo é salvo na pessoa de Jesus porque ouviu a ministração da palavra. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, nos diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Aquele que ouve a palavra e atenta para ouvir, a exemplo de Lídia (At 16.14), Deus pode abrir o coração dessa pessoa de modo que o Espírito Santo possa operar o milagre da salvação nesse ouvinte (Jo 16.7-11).

A pregação que instrui. Uma vez que a pregação cumpriu o seu propósito, e, alguém foi salvo na pessoa de Cristo, é necessário que esse novo convertido seja instruído na palavra. Jesus pregava e ensina, (Mt 5.1,2). Veja que a natureza do ministério da palavra é ao mesmo tempo proclamar e ensinar. No primeiro caso, o apóstolo Pedro, pregou a palavra, o resultado foram quase três mil almas (At 2. 41). No segundo, ensinar, ainda em Atos, todos os salvos permaneciam na doutrina dos apóstolos (At 2. 42.)

II- O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

Edificar a igreja. A palavra pregada e ensinada é apta para edificar a igreja. Parafraseando Paulo escrevendo a Timóteo, assegura que a palavra é inspirada, proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir, instruir em justiça, capaz de instruir o homem para toda a boa obra (2Tm 3.16-17). De modo que Deus deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores, tudo com o propósito de instruir a igreja para que esta cresça e seja edificada (Ef 4.11,12).

Formação de valores. O salvo na pessoa de Jesus precisa, mais do que nunca, definir a sua cosmovisão, a forma como vê o mundo. Todo cristão, no dizer do apóstolo Paulo, deve saber em quem tem crido (2Tm 1.12). Além disso, todo cristão também deve estar preparado para responder à razão da sua fé (1 Pe 1.15). A palavra é a base de uma vida moralmente equilibrada. A Bíblia, para uma pessoa que sabe de onde veio e para onde vai, passa a ser uma bússola constante e diária.

Resistindo a uma cultura sem Jesus. Na epístola de João, está escrito: ‘Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.’ (1 João 5:19). Escrevendo aos Efésios, Paulo deixa claro que a nossa luta é contra os principados e potestades; contudo, ele faz questão de mostrar as armas que devemos usar (Ef 6.10-20). De maneira que todo crente que ouve a palavra ministrada tem discernimento para identificar uma cultura sem Jesus.

III- O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA FUNDAMENTAÇÃO

A mensagem deve ser cristocêntrica. A mensagem deve ter Jesus como o centro, deve denunciar o pecado para correção, deve exortar para edificação, deve instruir para a justiça, deve ensinar para que haja frutos do Espírito, deve ser compartilhada para que haja harmonia na igreja e deve ser proclamada para a salvação. A pregação cristocêntrica é diferenciada pelo recheio da unção e da graça dada por Deus ao ministrante. Isso advém de um testemunho pessoal, vida de oração e consagração.

A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, é inspirada por Deus. Não existe um livro mais inspirado do que outro, nem um livro que tenha mais autoridade que outro. Digo isso porque alguns acreditam que o Novo Testamento, por exemplo, tem mais autoridade que o Antigo. A Bíblia é a palavra revelada e, portanto, é o fundamento de toda pregação que deseja anunciar a Jesus Cristo. Livros de teologia sistemática, pensadores, teólogos, etc., são fontes secundárias à mensagem do evangelho.

CONCLUSÃO

Nesta lição falamos sobre o papel da pregação no culto. O propósito da pregação é revelar Deus às pessoas. A importância da palavra, é a edificação da igreja e a formação de valores. A mensagem deve ser cristocêntrico e fundamento é a bíblia na sua totalidade. Obrigado por chegar até aqui. Deus abençoe a todos.